Leonardo Andrade_capa.png

Professor do Cepae é destaque em prêmio do Ministério da Educação

Em 22/01/18 10:37.

Leonardo Andrade desenvolve projeto com crianças de 3 e 4 anos no Departamento de Educação Infantil

Texto: Caroline Pires

Fotos: Divulgação

Aulas de educação física e psicomotricidade não precisam ser monótonas e com movimentos repetitivos. Na verdade, mesmo crianças da educação infantil podem ser incentivadas a autonomia e consciência corporal quando estimuladas por atividades interessantes e condizentes com a sua idade. Foram esses pressupostos que levaram o projeto desenvolvido pelo professor Leonardo Carlos de Andrade, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG), a ser escolhido como um dos três destaques estaduais na área de Educação Infantil: Pré-escola pelo 10º Prêmio Professores do Brasil promovido pelo Ministério da Educação e diversas instituições parceiras.

Leonardo Andrade_03.png

As atividades destacam que o papel do professor é possibilitar e mediar atividades que sejam significativas para a criança e que relacione conhecimento com os interesses do aluno

O professor concorreu com o trabalho A criança em movimento: experiências e aprendizados pelas práticas corporais realizado no Departamento de Educação Infantil (DEI). O objetivo do projeto foi desenvolver com crianças de 3  e 4 anos diversas práticas pedagógicas sobre os processos de desenvolvimento por meio do movimento.

Leonardo explica que o principal enfoque das ações para crianças dessa faixa etária é a possibilidade de ser elemento de mediação para a superação de limites e aquisição da autonomia. “Consideramos a experiência de ensino inter-relacionado com o movimento como um importante elemento mediador para que as crianças alcancem a autonomia, resiliência e criatividade que são necessárias para seu desenvolvimento na totalidade”, complementa o professor.

As ações foram realizadas sempre de forma a se contrapor a modelos de ensino que levam os alunos a serem meros reprodutores de conteúdos. Assim como é realizado cotidianamente nas atividades desenvolvidas no DEI, o objetivo é estimular, mesmo entre as crianças mais novas, a possibilidade de criação própria de forma que os alunos entendam o significado do que fazem durante as aulas.

Leonardo Andrade_02.png

Leonardo Andrade é professor do Cepae e foi destaque estadual na área de Educação Infantil

Leonardo Andrade_04.png

Professor durante as atividades na Pista de Atletismo da Escola de Educação Física e Dança