Professor do Cepae é destaque em prêmio do Ministério da Educação
Leonardo Andrade desenvolve projeto com crianças de 3 e 4 anos no Departamento de Educação Infantil
Texto: Caroline Pires
Fotos: Divulgação
Aulas de educação física e psicomotricidade não precisam ser monótonas e com movimentos repetitivos. Na verdade, mesmo crianças da educação infantil podem ser incentivadas a autonomia e consciência corporal quando estimuladas por atividades interessantes e condizentes com a sua idade. Foram esses pressupostos que levaram o projeto desenvolvido pelo professor Leonardo Carlos de Andrade, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG), a ser escolhido como um dos três destaques estaduais na área de Educação Infantil: Pré-escola pelo 10º Prêmio Professores do Brasil promovido pelo Ministério da Educação e diversas instituições parceiras.
As atividades destacam que o papel do professor é possibilitar e mediar atividades que sejam significativas para a criança e que relacione conhecimento com os interesses do aluno
O professor concorreu com o trabalho A criança em movimento: experiências e aprendizados pelas práticas corporais realizado no Departamento de Educação Infantil (DEI). O objetivo do projeto foi desenvolver com crianças de 3 e 4 anos diversas práticas pedagógicas sobre os processos de desenvolvimento por meio do movimento.
Leonardo explica que o principal enfoque das ações para crianças dessa faixa etária é a possibilidade de ser elemento de mediação para a superação de limites e aquisição da autonomia. “Consideramos a experiência de ensino inter-relacionado com o movimento como um importante elemento mediador para que as crianças alcancem a autonomia, resiliência e criatividade que são necessárias para seu desenvolvimento na totalidade”, complementa o professor.
As ações foram realizadas sempre de forma a se contrapor a modelos de ensino que levam os alunos a serem meros reprodutores de conteúdos. Assim como é realizado cotidianamente nas atividades desenvolvidas no DEI, o objetivo é estimular, mesmo entre as crianças mais novas, a possibilidade de criação própria de forma que os alunos entendam o significado do que fazem durante as aulas.
Leonardo Andrade é professor do Cepae e foi destaque estadual na área de Educação Infantil
Professor durante as atividades na Pista de Atletismo da Escola de Educação Física e Dança
Fonte: Ascom/UFG
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