Manifesto Cuba

Mostra de Cinema Político estreita laços entre Goiás e Cuba

Em 27/12/17 09:13.

Diretora da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG, Angelita Lima, e reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues, se reuniram com reitor da Universidade de Havana

Uma delegação acadêmica da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto Federal de Goiás (IFG) participou esse mês de uma rodada de negociações em Havana com o objetivo de firmar convênios e acordos de cooperação técnica entre as duas instituições, a Universidade de Havana, o Instituto de Cubano de Rádio e TV (ICRT), Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficos (ICAIC) e a Escola Internacional de Cine e TV de Cuba (EICTV).

O Reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues da Silva, o diretor geral do Câmpus Cidade de Goiás (IFG), Sandro di Lima, e a diretora da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFG, Angelita Lima, viajaram a convite da Manifesto - Mostra de Cinema Político, responsável pela articulação da agenda de reuniões em Havana.

A Manifesto, uma realização da Balaio Produções e Vietnam Filmes, com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás - Seduce, promoveu dois encontros acadêmicos no mês de outubro, em Goiânia, com a participação dos convidados internacionais Daniel Diez Castrillo, fundador da TV Serrana e professor da Universidade de Havana; Pablo Garcia Barbán, diretor da TV Serrana; Luis Guevara Polanco, coordenador geral do Grupo de Criação da TV Serrana; Lazara Herrera, diretora da Oficina Santiago Álvarez, do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficos (ICAIC); Rafael de Jesus Ramirez, coordenador da Cátedra de Humanidades da EICTV e Marlen Ruiz, produtora da Escola Internacional de Cine e TV de Cuba (EICTV).

Essas primeiras reuniões com as instituições de ensino superior de Goiás lançaram as bases para os acordos internacionais que propõem o intercâmbio de pesquisadores, estudantes, docentes e sábios populares; o desenvolvimento de projetos de formação e pesquisa; distribuição de conteúdos e coprodução de obras audiovisuais.

Segundo a diretora da FIC, Angelita Lima, a parceria construída é uma "ação política forte em favor do intercâmbio de conhecimento na área do Jornalismo Cinematográfico e da produção audiovisual independente e comunitária para
criar projetos conjuntos de pesquisa, circulação e produção de conteúdos, abrindo espaço para novos olhares e pensamentos da América Latina".

O diretor do Câmpus Cidade de Goiás do Instituto Federal de Goiás e um dos fundadores do Curso de Cinema e Audiovisual desta instituição, Sandro di Lima, também estabeleceu contatos com os representantes das instituições
internacionais mencionadas. "A parceria que buscamos com as instituições audiovisuais e de cinema de Cuba não se restringe à troca de experiências no campo da educação, mas acima de tudo nos interessa estimular redes alternativas de pensamento contra hegemônico, experimentação de linguagens e estéticas, e criação de dinâmicas narrativas voltadas para o fortalecimento da identidade latino-americana", afirma Sandro di Lima.

Agenda em Cuba
A intensa agenda da delegação goiana não incluiu apenas as rodadas de negociações. Foi realizada ainda uma exibição de filmes goianos raros na sessão especial Discursos e Desconstruções da Manifesto - Mostra de Cinema Político, na programação oficial do 35˚ Festival Internacional do Novo Cine Latimoamericano de Havana.

"Além de exibir filmes para confrontar o espectador com seu próprio conformismo estético e político, a Manifesto também tem o objetivo de ser um ambiente de encontro de realizadores audiovisuais e dirigentes de instituições
de Cinema e TV, para estimular alianças capazes de construir e fortalecer redes alternativas de pensamento e narrativas estético-políticas. Nosso objetivo é contribuir para a consolidação de ações duradouras em nossas regiões, que se consolidem em novos projetos", afirmam os diretores da Manifesto, Claudia Nunes e Erico Rassi.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Manifesto

Categorias: Última hora