olimpíada de matemática_capa

Olimpíada de Matemática do Estado premia vencedores

Em 01/12/17 12:58.

O evento valorizou a participação de mulheres nas áreas exatas

Texto: Carolina Melo

Fotos: Carlos Siqueira

Durante a manhã dessa sexta-feira (01), a XXVI Olimpíada de Matemática do Estado de Goiás (Omeg) premiou 50 alunos do ensino médio e fundamental de Goiânia, Anápolis, Jataí, Goianésia e São Luís de Montes Belos. O evento ainda homenageou o professor de matemática da UFG, Genésio Lima dos Reis, que faleceu esse ano, e organizou uma celebração para incentivar às mulheres a participarem de atividades que envolvam as ciências exatas.

Ao todo, nove instituições de ensino receberam o troféu de Escola Destaque da competição, entre elas, o Colégio Estadual América Antunes, de São Luís de Montes Belos. A coordenadora da Olimpíada, professora Thaynara Arielly de Lima, lembrou que o evento é a coroação do trabalho de um ano inteiro, de um projeto da extensão da Universidade que ocorre há 26 anos. “São muitas as pessoas que participam da concretização desse momento, que é antecedido pela elaboração, aplicação e correção de provas. Agradeço e cumprimento a presença dos alunos, professores e familiares”, disse.

olimpíada de matemática_capa

Alunos do ensino médio e fundamental de Goiânia, Anápolis, Jataí, Goianésia e São Luís de Montes Belos foram reconhecidos pela edição de 2017 da Olimpíada de Matemática do Estado de Goiás (Omeg)

O professor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas e coordenador do Programa Olímpico de Treinamento Intensivo (Poti), professor Francisco Bruno Holanda, lembrou-se do tempo em que participava de olimpíadas e reconheceu o esforço dos estudantes e familiares. “Dedico boa parte de minhas conquistas à experiência de participar de olimpíadas. Pensando nisso, trouxemos o Poti em Goiás e convidamos todos os estudantes a participarem desse projeto de extensão”, afirmou.

A homenagem ao professor Genésio Lima dos Reis foi realizada pelo diretor do Instituto de Matemática e Estatística (IME), Maurício Donizetti Pieterzack. Conforme lembrou, na premiação das olimpíadas estaduais do ano passado, a presença do neto de professor Genésio foi festejada. “Foi a primeira vez que entregamos uma medalha para um neto de um professor. E infelizmente perdemos Genésio Lima esse ano”, afirmou. A sua esposa, Milce dos Reis, recebeu a edição da revista da Olimpíada de Matemática do estado de Goiás, que tem a foto do professor em sua capa. “Essa é uma pequena e a primeira homenagem ao professor”, afirmou Maurício.

om_premiação5

Instituto de Matemática e Estatística prestou homenagem ao professor Genésio Lima dos Reis, falecido este ano. Ao centro, sua esposa, Milce dos Reis

A coordenadora geral de estágios da Prograd, Telma Alves Garcia, representando o reitor Orlando do Amaral, disse que a olimpíada do estado é o segundo maior evento da universidade, segundo o número de participantes. “Tive a oportunidade de perceber a amplitude desse evento nas escolas, que se reflete na representação dos alunos nessa premiação. Parabéns para os familiares pelo apoio e suporte aos alunos. A UFG está de portas abertas para receber vocês aqui como futuros acadêmicos”, disse.

Estímulo às mulheres

As doze alunas premiadas na cerimônia receberam um certificado de incentivo à participação feminina nas áreas das ciências exatas. Conforme dito, “apesar do número de mulheres em matemática ser pequeno comparado à quantidade de homens, a Olimpíada reforça que as mulheres podem realizar feitos extraordinários em Ciências, porque gênero não determina inteligência, habilidade ou aptidão”. Esse ano, dois mil alunos foram inscritos e 1300 fizeram as provas da competição.

om_premiação

Professora Thaynara Arielly de Lima com estudante premiada

om_premiação2

Telma Alves Garcia, coordenadora geral de estágios da Prograd, também parabenizou a turma

Para conferir mais imagens deste e de outros eventos, clique aqui.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Última Hora Olimpíada de Matemática Educação