Capa Forum editada3

Pesquisa em empreendedorismo é tema de fórum na UFG

Em 06/11/17 16:27.

Faculdade de Administração e Ciências Econômicas sedia dois dias de evento que engloba palestras, mesas-redondas, oficinas e workshop

Texto: Luciana Gomides

Fotos: Adriana Silva

O conceito de empreender vai além do senso comum de, apenas, criar um negócio. O termo remete à atitude de “sair do lugar”, inovar ou transformar ideias revolucionárias em realidade. Apesar das inúmeras dificuldades encontradas, como impostos, competitividade de mercado e o próprio cenário econômico atual, cada vez mais brasileiros se arriscam no vasto território do empreendedorismo o que, consequentemente, fomenta o campo da pesquisa na área. Na ação conjunta de vários grupos incentivadores do empreendedorismo sediados na instituição, a Universidade Federal de Goiás (UFG) sedia o I Fórum Regional de Pesquisas em Empreendedorismo. As atividades do evento estão sendo realizadas na Faculdade de Administração e Ciências Econômicas (Face), no Câmpus Samambaia.

O fórum conta com a presença de palestrantes de universidades brasileiras e do exterior, responsáveis por ministrar atividades voltadas para a pesquisa na área tema do evento. Na tarde desta segunda-feira (6/11), o professor Fernando Gimenez (UFPR) comandou mesa-redonda  Pesquisas em Empreendedorismo e Pequenas Empresas do Brasil – passado, presente e futuro. Ao longo de cinquenta minutos, o pesquisador paranaense traçou um histórico de artigos e periódicos sobre empreendedorismo, indicando um boom de publicações na última década. Para ele merecem destaque pesquisas relacionadas aos atributos e tipologias do empreendedor, bem como o empreendedorismo feminino. Como projeções para o futuro, Gimenez frisou a importância de agregar temas de estudo, obtendo maior abrangência e compreensão sobre o empreendedorismo.

Fernando I

Fernando Gimenez comandou mesa sobre histórico de pesquisas em empreendedorismo

Participantes Forum

Participantes do I Fórum Regional de Pesquisa em Empreendedorismo

Fernando Gimenez apontou que esta é uma tendência já aplicada nos fóruns de pesquisa citando, inclusive, trabalhos realizados por alunos e pesquisadores da UFG. Como áreas com grande potencial de projetos futuros, Gimenez citou o empreendedorismo cultural, juvenil, orientação empreendedora e abordagem das configurações do empreendedorismo. Acompanhando a palestra do pesquisador, a mesa-redonda teve, como debatedores convidados, os professores Cândido Borges (UFG), Vânia Nassif (Uninove) e Rivanda Teixeira (UFPR). Além do exposto durante a fala de Gimenez, os pesquisadores trataram de temas emergentes na área, bem como metodologias de estudo. Na ocasião, também estiveram presentes o diretor da Face, professor Moisés Ferreira da Cunha, e a presidente da Anegepe, Rose Lopes.

Candido

Professor Cândido Borges, da UFG

Vania Nassif

Professora Vânia Nassif, da Uninove (SP)

Rivanilda

Professora Rivanda Teixeira, da UFPR

Moises

Professor Moisés Cunha, diretor da FACE/Ufg

Rose

Rose Lopes, presidente da Anegepe

Programação Geral

As atividades do I Fórum Regional de Pesquisa em Empreendedorismo continuam até o dia 7 de novembro com palestras, oficinas, workshops e encontro com editores. Clique, aqui, para acessar a programação completa do evento.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última Hora FACE/UFG Empreendedorismo e Inovação