Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
seinclui

UFG lança curso de formação Se Inclui

Por Angélica Queiroz. Criada em 17/10/17 15:52. Atualizada em 18/10/17 11:47.

E-book, disponível online, apresenta indicativos de ações inclusivas no ambiente educacional

seinclui

Texto: Angélica Queiroz

Fotos: Carlos Siqueira

"Como posso te atender?", "como você aprende?", "como devo te avaliar?". As perguntas são as primeiras sugestões do e-book Se Inclui, sobre como os professores devem  se preparar para lidar com a diversidade. Lançado pelo Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Goiás (UFG) na tarde desta terça-feira (17/10), dentro da programação do 14º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) da Universidade Federal de Goiás (UFG), o curso online, de acesso livre, apresenta indicativos de ações inclusivas no ambiente educacional. O material é resultado de parceria com o Instituto Federal Goiano (IFGoiano), a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e o Instituto Federal de Goiás (IFG), com o apoio do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (Ciar) e do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas (Media Lab).

Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade, a professora Vanessa Santana apresentou o material. Ela lembrou que a Universidade tem hoje 216 alunos com deficiência na graduação e que, com a Lei 13409/16, que institui cotas para estudantes com deficiência nas instituições federais públicas de ensino, mais de 700 vagas devem ser reservadas para esses estudantes em todos os cursos a partir do próximo processo seletivo para ingresso na graduação, no início de 2018. Vanessa destacou, no entanto que quando o assunto é inclusão não se pode esquecer da permanência e, para que haja a permanência desses estudantes, é fundamental que o professor tenha conhecimentos básicos sobre as necessidades educacionais desses.

"Os professores costumam aprender uma só maneira de ensinar, mas os alunos não são todos iguais", afirmou, lembrando que o ebook não está disponível apenas para professores, mas para todos que queiram conhecer mais sobre a realidade das pessoas com deficiência. "É informação para todos. É um curso sobre acessibilidade acessível", explicou Vanessa, ressaltando que o material, que mescla textos, vídeos e imagens, é todo em Libras e que a equipe que o produziu tomou outros cuidados como a escolha das cores, com contraste para garantir a acessibilidade também de quem tem baixa visão ou sensibilidade a luz, além de navegação por teclado e leitor de tela. O curso também permite conhecer um pouco do cotidiano e da eficiência de alguns alunos e professores com deficiência da UFG, UEG, IFG e IFGoiano.

Vice-reitor da UFG, Manoel Chaves, ressaltou, durante o lançamento do e-book, que a UFG é uma instituição que já se preocupa com a inclusão, mesmo antes da cobrança das leis, destacando o programa UFG Inclui, criado em 2008, antes da Lei de Cotas. "Estamos trabalhando para fortalecer esse processo de inclusão cada vez mais e uma das tarefas principais é essa de garantir a permanência de pessoas historicamente excluídas do acesso ao ensino no ambiente da Universidade porque a qualidade de uma instituição de ensino também passa por sua capacidade de incluir", pontuou.

O e-book pode ser acessado gratuitamente online no site www.seinclui.ufg.br

Fonte : Ascom UFG

Categorias : Última Hora

Listar Todas Voltar