seinclui

UFG lança curso de formação Se Inclui

Por Angélica Queiroz. Criada em 17/10/17 15:52. Atualizada em 18/10/17 11:47.

E-book, disponível online, apresenta indicativos de ações inclusivas no ambiente educacional

seinclui

Texto: Angélica Queiroz

Fotos: Carlos Siqueira

"Como posso te atender?", "como você aprende?", "como devo te avaliar?". As perguntas são as primeiras sugestões do e-book Se Inclui, sobre como os professores devem  se preparar para lidar com a diversidade. Lançado pelo Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Goiás (UFG) na tarde desta terça-feira (17/10), dentro da programação do 14º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) da Universidade Federal de Goiás (UFG), o curso online, de acesso livre, apresenta indicativos de ações inclusivas no ambiente educacional. O material é resultado de parceria com o Instituto Federal Goiano (IFGoiano), a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e o Instituto Federal de Goiás (IFG), com o apoio do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (Ciar) e do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas (Media Lab).

Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade, a professora Vanessa Santana apresentou o material. Ela lembrou que a Universidade tem hoje 216 alunos com deficiência na graduação e que, com a Lei 13409/16, que institui cotas para estudantes com deficiência nas instituições federais públicas de ensino, mais de 700 vagas devem ser reservadas para esses estudantes em todos os cursos a partir do próximo processo seletivo para ingresso na graduação, no início de 2018. Vanessa destacou, no entanto que quando o assunto é inclusão não se pode esquecer da permanência e, para que haja a permanência desses estudantes, é fundamental que o professor tenha conhecimentos básicos sobre as necessidades educacionais desses.

"Os professores costumam aprender uma só maneira de ensinar, mas os alunos não são todos iguais", afirmou, lembrando que o ebook não está disponível apenas para professores, mas para todos que queiram conhecer mais sobre a realidade das pessoas com deficiência. "É informação para todos. É um curso sobre acessibilidade acessível", explicou Vanessa, ressaltando que o material, que mescla textos, vídeos e imagens, é todo em Libras e que a equipe que o produziu tomou outros cuidados como a escolha das cores, com contraste para garantir a acessibilidade também de quem tem baixa visão ou sensibilidade a luz, além de navegação por teclado e leitor de tela. O curso também permite conhecer um pouco do cotidiano e da eficiência de alguns alunos e professores com deficiência da UFG, UEG, IFG e IFGoiano.

Vice-reitor da UFG, Manoel Chaves, ressaltou, durante o lançamento do e-book, que a UFG é uma instituição que já se preocupa com a inclusão, mesmo antes da cobrança das leis, destacando o programa UFG Inclui, criado em 2008, antes da Lei de Cotas. "Estamos trabalhando para fortalecer esse processo de inclusão cada vez mais e uma das tarefas principais é essa de garantir a permanência de pessoas historicamente excluídas do acesso ao ensino no ambiente da Universidade porque a qualidade de uma instituição de ensino também passa por sua capacidade de incluir", pontuou.

O e-book pode ser acessado gratuitamente online no site www.seinclui.ufg.br

Categorias : Última Hora