Inauguração Videomonitoramento capa

UFG inaugura Central de Videomonitoramento

Em 28/09/17 13:04.

Sistema está interligado a quase mil câmeras instaladas nos Câmpus Samambaia e Colemar Natal e Silva

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Carlos Siqueira

Foi inaugurado nesta quinta-feira (28/9) o Prédio da Telecomunicações da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Câmpus Samambaia. O local foi ampliado e passa a abrigar a nova Central de Videomonitoramento da Regional Goiânia. O sistema representa um grande avanço nas ações de vigilância e contribui para aumentar a segurança na Universidade.

A central monitora as imagens das quase mil câmeras instaladas nos Câmpus Samambaia e Colemar Natal e Silva. Atualmente, 960 câmeras estão instaladas em ambientes internos de órgãos e unidades acadêmicas e outras 36 em espaços externos. Os equipamentos de alta resolução foram recentemente instalados em duas entradas do Câmpus Samambaia e próximo aos pontos de ônibus da avenida principal. O sistema também monitora 26 alarmes e tem comunicação direta com as centrais das Regionais Catalão e Jataí.

Inauguração Videomonitoramento

960 câmeras estão instaladas em ambientes internos de órgãos e unidades acadêmicas e 36 em espaços externos

O gerente de Segurança Institucional da UFG, Elias Magalhães da Silva, ressaltou que a nova central contribui para as ações preventivas, pois também permite o rastreamento das viaturas que fazem rondas nos ambientes da Universidade, além do registro das ocorrências. Dessa forma, é constituído um banco de dados para o mapeamento de pontos vulneráveis. Outra conquista é a articulação do sistema com o aplicativo Minha UFG. O item Segurança do aplicativo permite o registro online de ocorrências.

O diretor da Divisão de Telecomunicações, Wantuir Eterno da Silva, fez um histórico das conquistas relacionadas às telecomunicações na UFG. Em 2007, foi adquirida e implantada uma central telefônica própria da Universidade, que permitiu uma redução de 60% na conta telefônica, o que representou uma economia de R$ 600 mil por ano. Com o passar dos anos, a área de telecomunicações passou a atuar com a segurança e a fiscalização, até que em 2012 foi implantado o sistema de videomonitoramento por câmeras.

Inauguração Videomonitoramento

Quem esteve presente à cerimônia de inauguração conheceu o funcionamento da Central de Videomonitoramento

Mais segurança
"A Central de Videomonitoramento é uma resposta efetiva no sentido de disponibilizar mais ferramentas para dar mais segurança à comunidade universitária", destacou o diretor do Centro de Gestão do Espaço Físico (Cegef), Marco Antônio Oliveira. Ele lembrou que a central é uma das metas da Comissão de Segurança da UFG, instalada em 2015, e que vem discutindo ações e alternativas para tornar os ambientes da Universidade mais seguros.

O reitor da UFG, Orlando Amaral, destacou a importância que dos novos equipamentos para auxiliar o trabalho dos vigilantes. "A Universidade é um lugar por onde circulam muitas pessoas, por isso precisamos nos aparelhar para dar uma resposta rápida aos eventos indesejáveis". Outro avanço, segundo o reitor, é o registro de dados estatísticos, que poderão auxiliar a gestão na adoção de medidas preventivas.

Inauguração Videomonitoramento

Reitor da UFG, Orlando Amaral destacou a importância da central para planejar ações de segurança na Universidade

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Última Hora