Exposição "O Feminino na História: Mulheres que fizeram e fazem a história do Brasil"

Exposição "O Feminino na História: Mulheres que fizeram e fazem a história do Brasil"

Evento

: Biblioteca Central Profº Alpheu da Veiga Jardim, Câmpus Samambaia

: 08 de Junho 2026 a 10 de Julho 2026

Exposição "O Feminino na História: Mulheres que fizeram e fazem a história do Brasil"

Até 10 de julho, a Biblioteca Central Professor Alpheu da Veiga Jardim, Câmpus Samambaia, recebe a 2ª edição da exposição “O Feminino na História: Mulheres que fizeram e fazem a história do Brasil”, projeto artístico e cultural que homenageia mulheres fundamentais para a construção da história brasileira e promove reflexões urgentes sobre gênero, memória, violência e representatividade.

Após uma estreia de grande repercussão em Brasília, a exposição chega a Goiânia reunindo 24 artistas mulheres que homenageiam, por meio de diferentes linguagens visuais, 32 mulheres brasileiras cujas trajetórias marcaram a política, a arte, a educação, a ciência, os movimentos sociais e as lutas populares do país.

Realizada em parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), a Vieirate Produções e a UFG, a mostra propõe um diálogo que envolve arte, universidade e sociedade, transformando o espaço acadêmico em território de escuta, reflexão crítica e valorização das narrativas femininas historicamente invisibilizadas.

Em um contexto social ainda marcado pelos altos índices de feminicídio e pelas desigualdades de gênero no Brasil, a exposição assume também um papel político e educativo. Cada obra exposta tensiona o apagamento histórico das mulheres e reafirma a arte como ferramenta de transformação social, preservação da memória e enfrentamento às violências estruturais.