Cristalina

Quarta rodada de discussão da política mineral será em Cristalina

Evento

: Cristalina - Câmara de Vereadores

: 30 de Maio 2023 às 08:00

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SIC) realiza no dia 30 de maio a quarta rodada de discussões da Política Mineral Goiana. No dia 30 de maio é a vez de Cristalina receber a equipe de pesquisadores às 8 horas, na Câmara Municipal - Praça Otto Mohn. O tema será  “Governança e mineração”. O evento terá a participação do Secretário de Estado de Indústria Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant'Anna Braga Filho.

Na reunião de Cristalina já estão confirmadas a palestra da professora Maria Amélia Rodrigues da Silva Enriquez, da Universidade Federal do Pará (UFPA) sobre Governança e Mineração. Segundo Maria Amélia, a governança pública inclui temas como o licenciamento ambiental, a participação social e o bom uso dos impostos gerados pela atividade mineradora. “A intenção é pensar estratégias para melhor aproveitar os recursos gerados pela mineração nos municípios, mas para isso é importante entender a percepção da sociedade e as sugestões que ela oferece”, avalia. Ela também ressalta que as oficinas são ricas e uma oportunidade de encontro de todos os setores para pensar soluções inovadoras. 

O pesquisador Yuri Jordy Nascimento Figueiredo, da equipe do Plano Estadual de Recursos Minerais, falará sobre Mineração e Meio Ambiente. Ele ressalta que o licenciamento ambiental é uma das grandes questões nesse assunto: “A atividade mineradora deve sempre buscar a maior produção com o menor impacto possível e o Estado é o ente federado responsável por cuidar dessa etapa”. Entre as questões que serão levantadas estão o cruzamento de informações sobre incidência mineral com as áreas de preservação do estado de forma a evitar impactos que prejudiquem o município e pensar caminhos para a mitigação deles, quando a atividade ocorrer. Também participa do evento o Presidente da Associação dos Artesãos de Cristalina, Willian Souto, sobre o Projeto Cristalina 2040.

 

 

Inscreva-se no link 

evento cristalina