aeronaves

: UFG Oficial no Youtube

: November 24, 2022 at 19:00

Aula inaugural da Especialização em  Atendimento Pré-Hospitalar em Aeronaves

A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG), realiza na próxima quinta-feira (24/11/2022) a aula inaugural da Especialização em Atendimento Pré-Hospitalar em Aeronaves. Esta especialização lato sensu é uma das quatro formações que a UFG e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP/GOV) realizam para profissionais vinculados à segurança pública de todo o Brasil. A parceria entre a UFG e o MJSP foi realizada por meio da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (SEGEN) do MJSP/GOV. Para o curso de Especialização em Atendimento Pré-Hospitalar em Aeronaves, essa parceria foi realizada via FEN/UFG, e as outras três especializações, via Instituto Verbena/UFG, em parceria com unidades acadêmicas da UFG: Especialização em Combate a Incêndios Florestais (Instituto de Estudos Socioambientais da UFG); Especialização em Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência e Especialização em Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Faculdade de Direito da UFG). Ao todos s quatro formações alcançarão 650 profissionais vinculados à segurança pública em todo o país.

A aula inaugural da Especialização em Atendimento Pré-Hospitalar em Aeronaves é aberta ao público, que pode assistir no Canal da UFG no Youtube, às 19 horas. Clique AQUI para acessar a página da Live. A programação conta com uma mesa-redonda com tema “Atuação do enfermeiro no resgate e transporte aeromédico”, e como convidados o Coronel Eduardo Ângelo Gomes da Silva, Comandante do Comando Especializado de Bombeiros (CEB), servidor do governo de Minas Gerais, e a Tenente Enfermeira da Força Aérea Brasileira e presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Aeroespacial (ABRAERO), Michelle Taverna. A mesa-redonda será coordenada pela professora Jacqueline Andréia Bernardes Leão Cordeiro (FEN/UFG), vice-coordenadora do curso de Especialização em Atendimento Pré-Hospitalar em Aeronaves.

A coordenadora do curso de Especialização em Atendimento Pré-Hospitalar em Aeronaves e também diretora Executiva do Instituto Verbena/UFG, Claci Fátima Weirich  Rosso, enfatizou que “é uma honra e uma grande responsabilidade a Universidade Federal de Goiás realizar essas formações, de tamanha envergadura, porém está preparada e tem toda expertise para tal”. A Secretária da Segen - MJSP/GOV, Ana Cristina Melo Santiago, expressou o contentamento do MJSP/GOV na parceria com a UFG, e destacou que a Especialização em Atendimento Pré-Hospitalar em Aeronaves, assim como a de Combate à Incêndios Florestais, atende a uma solicitação do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares de todo o Brasil (LIGABOM), presidida pelo Coronel Edgard Estevo, que apresentou à Segen demandas importantes na segurança pública e defesa civil em todo país.

O curso de Especialização em Atendimento Pré-Hospitalar em Aeronaves tem como objetivo capacitar os Enfermeiros e demais profissionais da saúde dos Corpos de Bombeiros Militares que atuam nas ocorrências de atendimento pré-hospitalar em aeronaves, que precisam estar treinados em uma variedade de conhecimentos que os auxiliem durante a atividade em tela. A UFG e o MJSP/GOV vão capacitar 90 profissionais de todo o país, sendo o público-alvo enfermeiros vinculados aos Corpos de Bombeiros Militares, que atuam nas ocorrências de Atendimento Pré-hospitalar em Aeronaves, dos estados, Distrito Federal, além de Enfermeiros Bombeiros Militares mobilizados no Ministério da Justiça e Segurança Pública MJSP/GOV.

Aulas inaugurais abertas ao público

Todas as aulas inaugurais das quatro especializações são abertas ao público em geral, e serão transmitidas no canal da UFG no Youtube, pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCVEN3bSdTJsYvDM0JfqerYA. As aulas terão início sempre às 19 horas.

A próxima aula será da Especialização em Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência (FD/UFG), no dia 01/12/2022. A coordenação da mesa-redonda será da professora Maria Cristina Vidotte Blanco Tarrega, da Faculdade de Direito/UFG, com convidados a definir. Em seguida, a última aula inaugural será da Especialização em Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (FD/UFG) será transmitida no dia 08/12. A mesa-redonda terá coordenação da professora Franciele Cardoso, da Faculdade de Direito/UFG, com convidados a definir. A aula inaugural da Especialização em Combate à Incêndios Florestais do dia 17/11/2022 pode ser assistida no Canal UFG.

Para realizar as especializações, a UFG e MJSP/GOV contam com o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (Ciar/UFG), e parceria da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFG (PRPG/UFG). A Fundação RTVE é a fundação interveniente da gestão financeira desses Termos de Execução Descentralizada (TEDs) realizados entre a Universidade Federal de Goiás e o Ministério da Justiça e Segurança Pública. A gestão administrativa é realizada pelo Instituto Verbena/UFG e a gestão pedagógica pelas Unidades Acadêmicas da UFG.

aeronaves