Documentário de professora da FAV é selecionado no 23° FICA

: Teatro São Joaquim, Cidade de Goiás

: 01 de Junho 2022 às 17:30

Cátia Ana Baldoino da Silva

"Ritual sagrado Kwarup Kamayurá: entre o luto e recomeço" foi dirigido por Rosa Berardo e será exibido durante o festival

O documentário "Ritual sagrado Kwarup Kamayurá: entre o luto e recomeço" dirigido pela Profa. Rosa Berardo foi selecionado para mostra competitiva do 23° Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) de 2022. A exibição ocorrerá dentro da mostra competitiva Washington Novaes, gratuitamente, no dia 01 de Junho as 17:30h no Teatro São Joaquim, Cidade de Goiás.

O filme foi realizado dentro do projeto de ensino de cinema na Aldeia Kamayurá, criado e executado pela Profa. e cineasta Rosa Berardo e alunos do PPGACV/FAV/UFG. A primeira etapa do projeto aconteceu em setembro de 2021 e em seguida foi realizado o filme sobre o ritual Kuarup, em homenagem aos mortos pela Covid-19 na aldeia.  As imagens foram captadas por um dos alunos do curso, Takuman Kamayurá e pela professora Rosa Berardo. A edição foi realizada pela mestranda do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da FAV, Julia Berardo, com a orientação de três jovens Kamayurá, e a narração foi feita por Patrícia Kamayurá. O objetivo deste projeto da UFG/FAV é formar cineastas neste grupo étnico, para que possam se auto-representar a partir de seu ponto de vista cultural.

live-kuarup

Serviço:

O que: Exibição do documentário Ritual sagrado Kwarup Kamayurá: Entre o luto e recomeço
Quando: 01/06, às 17h30
Onde: Teatro São Joaquim, Cidade de Goiás