Projeto de extensão: Viva Setor Sul

Lançamento do repositório Viva Setor Sul ! Memórias, afetos e narrativas de um bairro

Evento

: Canal da FAV no You tube

: 15 de Março 2022 às 19:00

Viva Setor Sul! Memórias, afetos e narrativas de um bairro - é um projeto de extensão que visa atender necessidades e demandas da sociedade goianiense no que diz respeito à valorização e preservação de uma parte relevante de sua memória e à busca de qualidade de sua vida urbana. É especialmente voltado para a guarda de documentos técnicos e científicos, assim como de registros afetivos da população, reunidos e disponibilizados ao público em ambiente virtual,  como instrumento de  incentivo à pesquisa e ao aprofundamento no estudo de um bairro de grande valor cultural, urbanístico e ambiental para a capital, o Setor Sul.

O projeto é coordenado pelos professores Bráulio Vinícius Ferreira, Márcia Guerrante, Ana Isabel Ferreira e Daniele Severino (UniGoiás) e também pelo arquiteto e urbanista Altillierme Carlo Pereira dos Santos, egresso da FAV/UFG.

A ideia do projeto é criar um repositório de trabalhos acadêmicos e projetos das mais diversas áreas do conhecimento, assim como registros afetivos de memória do bairro, apresentados em forma de  imagens, textos ou vídeos. Espera-se  que o Viva Setor Sul - memórias, afetos e narrativas de um bairro, venha a se consolidar como referência para os moradores do bairro e de toda a cidade, uma janela onde a população, assim como os que têm como função a gestão urbana, possam olhar, estudar, compreender e valorizar a importância do bairro enquanto patrimônio cultural e ambiental. Espera-se ainda que o repositório possa vir a  incentivar e dar subsídios à participação da população na discussão sobre o bairro e sobre seu direito à uma cidade que proporcione qualidade de vida para todos.

O projeto nasce com importantes parcerias da sociedade civil organizada, como a Associação de Moradores Pró Setor Sul – a APROSUL e outras instituições de ensino de arquitetura do Estado, e conta com o patrocínio do  Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás, através de Edital Público.

Essa é uma iniciativa dos cursos de Arquitetura e Urbanismo de Goiás - inicialmente FAV-UFG e UNIGoiás - impulsionada pelo desejo de manter as memórias, afetos e narrativas do Setor Sul, bem como o acervo técnico e científico sobre o bairro.

 

Viva Setor Sul - eventos 2022