Café com Ciência  2020

Palestra Manipulação de objetos por meio de levitação acústica

Evento

: YouTube: Café com Ciência Live - Instituto de Física UFG

: 01 de Julho 2020 às 12:45

O Prof. Dr. Silvio Vieira (currículo Lattes) discute na Live do Café com Ciência como manipular objetos por levitação acústica. A palestra intitulada "Manipulação de objetos por meio de levitação acústica" será realizada de forma remota na quarta-feira, dia 01/07/2020, iniciando-se às 12h45. Favor acessar o link do evento a partir das 12h30 para que iniciemos a palestra no horário indicado.

 

Manipulação de objetos por meio de levitação acústica

Palestrante: Prof. Dr. Silvio Vieira
Afiliação: IF-UFG
Data: 01/07/2020 (quarta-feira)
Horário: 12h45

Link 01) Videoconferência: https://meet.google.com/bon-nhnz-nwj (acessar com microfone e câmera desligados - limite de 250 pessoas)
Link 02) YouTube: https://youtu.be/RYlw-00PTpM (a palestra será transmitida simultaneamente, e permanecerá disponível no canal, após finalizada).

 

Resumo:

O som pode levitar objetos de diferentes tamanhos no ar e na água. Isso permite que células, líquidos ou compostos possam ser manipulados sem serem tocados ou contaminados. A levitação acústica é obtida por meio de um ou mais elementos piezoelétricos. Nessa apresentação iremos abordar os princípios básicos da levitação acústica e finalizaremos com nosso estudo recentemente publicado (notícia disponível aqui). Nele, propomos um modelo para calcular a força e o torque em objetos de formas e tamanhos arbitrários e suas frequências de ressonância de translação e rotação em um levitador acústico de eixo único. Essa abordagem é de fundamental importância para o desenvolvimento de uma nova geração de dispositivos de levitação denominados “robôs acústicos”. Eles encontram aplicações, por exemplo, no cultivo individual de células e aperfeiçoamento de reações químicas entre fármacos.