IX Braz Med Chem

Congresso internacional discute parcerias entre universidade e indústria farmacêutica

: Pousada dos Pireneus - Pirenópolis (GO)

: 01 a 04 de Setembro 2019

Pela primeira vez, Goiás vai receber o maior evento de Química Medicinal e Descoberta de Fármacos da América Latina: o BrazMedChem. Em sua nona edição, o evento será realizado entre os próximos dias 1º e 4 de setembro, na Pousada dos Pireneus, em Pirenópolis. A organização é da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com a Divisão de Química Medicinal da Sociedade Brasileira de Química, dirigida pela professora da Faculdade de Farmácia (FF-UFG) Carolina Horta Andrade.

IX Braz Med Chem

Com o tema  “Reduzindo o espaço entre a academia e as indústrias farmacêuticas para avançar na descoberta de fármacos”, o evento vai apresentar pesquisas farmacêuticas  voltadas ao desenvolvimento de patentes de novos fármacos para tratamento de câncer e de doenças cardiovasculares, negligenciadas, raras, associadas a processos inflamatórios, neurodegenerativas, entre outras.

Dessa forma, o BrazMedChem 2019 visa contribuir para a melhoria da qualidade de formação de recursos humanos no setor acadêmico e industrial do país, assim como propiciar um ambiente favorável para a inovação e a integração do setor produtivo com a academia, na área de pesquisa e inovação em fármacos, especialmente no estado de Goiás.

Prêmios & Mulheres na Ciência

No dia 2/9, às 14h, será entregue o Prêmio BrazMedChem para os destaques da área de Química Medicinal no Brasil nas categorias Jovem Pesquisador, Vanguarda e Sênior. Já às 18h será realizada a sessão “Mulheres na ciência, mulheres na química, por que tão poucas?”. No painel, que terá o formato de TED-Talk, quatro mulheres expoentes na área falarão sobre a questão de gênero de forma interativa com a plateia.

Durante o BrazMedChem, também serão realizadas atividades de divulgação científica com a comunidade local. Cerca de 200 estudantes de ensino médio de escolas públicas do município de Pirenópolis serão recebidos no evento no dia 4/9, das 11h às 13h, e participarão de uma exposição sobre “Os desafios dos medicamentos” e de uma sessão de palestras e discussões sobre “Meninas na Ciência”.

Acesse aqui o site do evento.

Destaques

Participam do 9th BrazMedChem palestrantes de Universidades e do setor farmacêutico nacional e internacional, além de startups  e consórcios, como Fundação Bill & Melinda Gates, Iniciativa para Medicamentos para Doenças Negligenciadas na América Latina (Drugs for Neglected Diseases initiative, DNDi), Consórcio de Genomica Estrutural (Structural Genomics Consortium, SGC), Medicines for Malaria Venture (MMV), London School of Hygiene & Tropical Medicine, Universidade de Cambridge, Universidade de São Paulo, Universidade de Gotemburgo, Universidade da Cidade do Cabo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade de Minesota, Universidade de Kentucky, EUROFARMA, Aché, Biozeus, Instituto Vita Nova, Nurix, Collaborations Pharmaceuticals, vindos de países como Estados Unidos, México, Inglaterra, Canadá, Suécia, África do Sul e Brasil.