todas as artes

Centro Cultural UFG recebe Série Todas as Artes

Evento

: Centro Cultural UFG - Av. Universitária, 1533 - Câmpus Colemar Natal e Silva

: 15 a 16 de Outubro 2015

O Centro Cultural UFG recebe nos dias 15 e 16 de outubro mais um evento do projeto Todas as Artes.  O espetáculo “O que teria na trouxa de Maria?”, do grupo Terreiro da Infância, com direção de Natássia Garcia, será apresentado às 20 horas. O ingresso custa R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada).


Sinopse

Maria (1903-1968), mais conhecida como Maria Grampinho, é uma personagem singular que existiu e está retratada no poema de Cora Coralina. A mulher negra, que não falava, era moradora da Cidade de Goiás, tinha medo de soldado e era exposta a todo tipo de violência. Também querida por muitos habitantes, ganhou abrigo no porão da casa de Cora durante um bom tempo. Morreu três meses depois da poetisa, provavelmente de tuberculose porque ela tossia muito.

No espetáculo “O que teria na trouxa de Maria?” incitado pela obra da escritora e historiadora Diane Valdez, a imagem das crianças da antiga “Vila Boa” contam a história desta andarilha que vivia falando com seus botões e limpando seus mais de 100 grampos... Com muita música, parlendas e brincadeiras, o coletivo Terreiro da Infância traz à tona um imaginário infantil acerca da moradora de rua.

O coletivo "Terreiro da Infância", desde março de 2012, aproximou-se da pesquisa de imagens, imaginação e memórias de crianças, apropriando-se também do saber-sabor do conhecimento do Teatro para a Infância. No repertório tem os espetáculos “Crianças... Ou nossas infâncias inventadas!” e “O que teria na trouxa de Maria?”; e ainda desenvolve os Projetos de Pesquisa “A Saudade de José” e “Órfãos”.

Para mais informações, fotos e vídeos, acesse o link:
http://terreirodainfancia.wix.com/terreiro

Todas as Artes