Comemoração dos 35 anos do Programa reúne diversas personalidades participantes desta história

Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas completa 35 anos

Em 13/11/14 14:43.

Fundadores, professores, alunos e outras personalidades comemoraram a história do Programa e relembraram momentos marcantes

Texto: Camila Godoy

Fotos: Carlos Siqueira

Diversas personalidades reuniram-se para comemorar os 35 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UFG. O evento ocorreu na tarde desta segunda-feira, 10/11, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal. Fundadores, professores e representantes das primeiras turmas de Mestrado e Doutorado do Programa foram homenageados na solenidade, que contou também com a apresentação de um vídeo com fotos tiradas ao longo dos anos, despertando diversos sorrisos e aplausos entre a plateia. Ao final, todos foram convidados a participar de um coquetel.

Apresentação de vídeo conta a história do Programa através de fotos

O reitor da UFG, Orlando Amaral, esteve presente na comemoração e relembrou a história do ensino superior no Brasil. Orlando Amaral destacou a atuação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), responsável pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução, que hoje é um dos dois únicos da Região Centro-Oeste do Brasil classificado com nota seis pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Ao olhar as fotos apresentadas nesse vídeo, penso em como a história desse Programa, que foi pioneiro na UFG, ajudou a construir a nossa Universidade”, disse.

Reitor da UFG, Orlando Amaral, destaca atuação do ICB

Reitor da UFG, Orlando Amaral, destaca atuação do ICB n

A ex-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Kátia Flávia Fernandes, destacou nomes de pessoas que enfrentaram diversas dificuldades de infraestrutura para instalar o Programa na UFG. “Nossa história foi construída por muitas mãos. Foi bastante desafiador instalar um programa que por algum tempo amparou profissionais de diversas áreas da saúde, mas, que aos poucos  aperfeiçoou-se transformou-se em um programa reconhecido internacionalmente”, defendeu.

O atual coordenador, Paulo César Ghedini, afirmou que apesar das mudanças estruturais, as essências de responsabilidade e qualidade nunca foram deixadas de lado por quem esteve à frente do Programa. Em seguida, o coordenador homenageou os fundadores, professores e alunos que passaram pela unidade acadêmica e contribuíram para a construção da Pós-Graduação em Ciências Biológicas na UFG.

Também estiveram presentes na comemoração o pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, José Alexandre Diniz Filho, o Diretor do ICB, Reginaldo Nassar, a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, os ex-coordenadores do Programa, Alberto José Centeno, Cirano José Ulhoa, Eliane Stacciarini, Fernando Luís Kratz, Luiz Artur Mendes Bataus, Rogério Bastos e Tomás de Aquino Portes.

Categorias: Última hora ICB pós-graduação Comemoração