Campanha UFG: Outubro Rosa 2014

UFG adere ao "Outubro Rosa"

Em 02/10/14 16:02.

Neste mês, a universidade dedica ações para alertar a população quanto à importância de prevenção ao câncer de mama

Neste mês de outubro, as redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Portal UFG estão cor-de-rosa. A iniciativa faz parte da adesão ao movimento popular mundialmente conhecido como Outubro Rosa, que visa alertar a população sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Além dessa ação simbólica, o Programa de Mastologia da Faculdade de Medicina (FM/UFG), localizado no Hospital das Clínicas (HC), está visitando e distribuindo materiais didáticos para professores de escolas de ensino médio localizadas em Goiânia. A ideia é que os profissionais saibam da importância da prevenção, conheçam os tratamentos e sejam multiplicadores dessas informações, repassando o conhecimento aos pais de alunos e contribuindo para a conscientização dos jovens estudantes.

O Programa de Mastologia da UFG também desenvolve campanhas de rastreamento de casos de câncer de mama no interior de Goiás, durante todo o ano. Para o coordenador do programa, Ruffo de Freitas Júnior, a prevenção é a melhor maneira de lutar contra a doença: “Recentemente uma pesquisa revelou que na maioria das cidades brasileiras o número de exames de mamografias oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é suficiente, mas as pacientes não comparecem, ou seja, sobram exames a serem feitos”. Para o coordenador, isso acontece porque as mulheres ainda não se conscientizaram quanto à importância e eficácia do exame.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é que neste ano, mais de 57 mil casos de câncer de mama sejam detectados em todo o País. Em Goiás, a previsão é de que até o fim do ano o número chegue a 1.500 casos, sendo que desses, 210 sejam localizados na capital goiana e o restante no interior do Estado. A professora da Faculdade de Medicina da UFG, Rosemar Rahal, destaca que o número de casos da doença em 2014 será maior do que foi identificado no ano anterior. Além disso, em Goiás, o índice de mortalidade não está sendo reduzido. “Isso acontece porque as mulheres buscam o tratamento com a doença já em estágio avançado. A obesidade, o sedentarismo e o alcoolismo também são fatores de risco que devem ser levados em consideração”, explica.

Para Rosemar Rahal, na luta contra o câncer de mama, as principais armas são alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. Ela destaca que mulheres com idade a partir de 40 anos precisam fazer anualmente o exame de mamografia, um tipo de radiografia especial que detecta precocemente qualquer alteração nas mamas. "As chances de cura são muito altas se o câncer for descoberto logo no início", completa.

Outubro Rosa

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira corrida pela cura do câncer de mama, realizada em New York, em 1990. Seguindo esse movimento, vários estados passaram a desenvolver ações isoladas referentes ao câncer de mama. Com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama, inspirando populações, empresas e entidades de diferentes países. Desde então, diversos monumentos são iluminados de rosa durante o mês de outubro para lembrar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Categorias: Outubro Rosa Câncer de mama última hora