Campanha interinstitucional 01

Ações interinstitucionais são temas do Fórum de Reitores

Em 27/08/14 16:52.

Gestores assinam Acordo de Cooperação de Mobilidade Acadêmica e lançam campanha informativa

Fotos: Carlos Siqueira

Assinatura de acordo de cooperação visando à mobilidade acadêmica entre instituições e o lançamento da campanha interinstitucional “Pra você, eu e todo mundo” marcaram a segunda reunião deste ano do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Goiás (Ipes/GO). O documento de mobilidade acadêmica foi assinado pelos reitores do Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Universidade Federal de Goiás (UFG), em cerimônia realizada na quarta-feira, 27, no auditório do Campus Aparecida de Goiânia, da UEG.

mesa diretiva

Mesa diretiva composta pelos reitores das Ipes/GO e pela presidente da Fapeg

Além dos reitores do IFG, Jerônimo Rodrigues, do IF Goiano, Vicente de Almeida, da UEG, Haroldo Reimer, da UFG, Orlando Amaral, e da presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaíra Turchi, que compuseram a mesa diretiva da cerimônia, participaram também pró-reitores e diretores-gerais das quatro Instituições e secretários municipais.

Publico

Pró-reitores, assessores, diretores e professores estiveram presentes na reunião

O programa de mobilidade acadêmica tem o intuito de estimular a reciprocidade entre as Instituições Públicas de Ensino Superior goianas, garantindo entre elas a mútua cooperação técnico-científica. Aos estudantes, cria-se a oportunidade de mesclar os componentes curriculares específicos de cada uma dessas Ipes, o que gera uma realidade multidisciplinar adequada às exigências da pesquisa profissional e do mundo do trabalho.

O acordo foi articulado pelo grupo composto pelos pró-reitores de Graduação e Ensino das Instituições e a previsão é que ele já possa ser efetivado a partir de 2015, com a perspectiva de vigência pelo prazo de cinco anos. Os termos do acordo foram apresentados pela pró-reitora de Graduação da UEG, Maria Olinda Barreto, que destacou a importância da ação para os estudantes. “Este acordo coloca o aluno como sujeito central no processo de integração e faz deste intercâmbio uma ação fundamental para o crescimento acadêmico dos estudantes e fortalecimento das Instituições”, afirma.

Maria Zaíra

Maria Zaíra, presidente da Fapeg, elogia iniciativas do Fórum de Reitores

Ao defender a integração possibilitada pelo termo de cooperação, presidente da Fapeg define o acordo como um passo muito importante para a história da Educação em Goiás. “E assim vamos avançando, somando esforços e investindo recursos, seja estaduais ou federais, de forma eficiente na direção de um objetivo comum”, destaca. O reitor da UFG apresentou dados do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê aumento na oferta de ensino público superior de 25% para 40%, até 2024.

Orlando e Zaíra

“Temos possibilidades enormes no que diz respeito à definição de políticas ambiciosas e corajosas para cumprirmos essa meta”, afirma Orlando Amaral

Já os reitores do IF Goiano e IFG lembraram o início da instalação do Fórum, quando foram traçadas as primeiras ações interinstitucionais em relação ao mapeamento dos cursos oferecido pelas Ipes/GO no Estado. “Graças a esses esforços conjuntos, hoje conseguimos realizar todo o sombreamento do Estado de Goiás, que nos permite conhecer qual Instituição e qual curso é ofertado em determinada localidade”, explica Vicente. “Essas ações contribuem para fortalecer a tríade do acesso, permanência e êxito, tão importante em uma Instituição”, diz Jerônimo.

reitores

Reitores das Ipes/GO

Campanha

Durante a cerimônia também foi lançada a campanha interinstitucional “Pra você, eu e todo mundo”, que visa chamar a atenção de alunosoriundos da rede pública estadual para as possibilidades de se cursar o ensino superior gratuito e de qualidade em Goiás. A ação foi pensada de forma conjunta pelas quatro Instituições a partir dos principais pontos em comum entre elas, que são: a gratuidade, o funcionamento de cotas e as políticas de permanência por meio de concessões de bolsas.

O intuito é desmistificar o acesso ao Ensino Superior público e mostrar que as instituições públicas são um desejo  possível  a alunos provenientes da rede estadual. “Essa campanha vai atingir o imaginário do aluno de forma a mostrá-lo que o ensino superior público não é destinado apenas a estudantes da rede privada”, explica o reitor da UEG. Nesse primeiro momento, os estudantes terão acesso à campanha por meio das redes sociais e do site www.estudeemgoias.com.br, que também foi lançado na oportunidade.

Categorias: Última hora Fórum de reitores Campanha interinstitucional