Pesquisa Prodirh e Siass

Realização de diagnósticos na UFG aprimora atividades

Em 27/08/14 07:32.

Servidores técnico-administrativos da Prodirh, Cercomp e Siass irão apresentar trabalhos sobre suas pesquisas

Texto: Caroline Pires

 

Dois temas que influem diretamente nas rotinas de trabalho dos servidores técnico-administrativos e professores da UFG foram objeto de estudo de Vinícius Braga/Prodirh, Wilane Silva/Cercomp e Edinamar Aparecida Silva/Siass. Os servidores realizaram pesquisa sobre a modelagem de processos de negócio na UFG e mapeamento da qualidade de vida dos servidores.

Os resultados dos estudos serão expostos durante o Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino, que será realizado entre os dias 1 e 4 de setembro na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. O objetivo do evento é discutir e apresentar temas de diferentes segmentos do sistema federal de ensino superior, que exemplifiquem boas práticas de gestão de pessoas.

 

Agilidade nas rotinas de trabalho

Considerando que a UFG passa por uma atualização e reestruturação de seu conjunto de processos e sistemas computacionais, que serão implementados pelos próximos dois anos, Vinícius Braga e Wilane Silva apresentarão o trabalho UFG: modelagem de processos de negócios - uma abordagem ágil.

Os servidores criaram uma metodologia ágil, baseada no framework de gestão Scrum e nas práticas do eXtremeProgramming (XP) para atender à necessidade de formalização dos processos organizacionais da UFG.

Essa abordagem ágil de processos já está sendo aplicada na modelagem dos processos da UFG e, até o momento, foram realizadas aproximadamente 1.500 horas de trabalho, modelando-se 70% dos processos de gestão do ensino e 30% dos processos de gestão de recursos humanos.

 

Qualidade de vida

A servidora técnico-administrativa Edinamar Silva apresentará trabalho com o título Siass/UFG: um caminho para a qualidade de vida dos trabalhadores das Ifes de Goiás. O trabalho é resultado do diagnóstico da saúde do trabalhador das instituições que compõe o Siass. Por meio da coleta de dados quantitativos, a servidora traçou um painel que permite a visualização de indicadores capazes de apresentar a evolução do número de perícias realizadas pela equipe do Siass.

Entre outros benefícios, a pesquisa permite a articulação e implementação de ações de prevenção e promoção à saúde do servidor, além de estimular o desenvolvimento de ações institucionais integradoras e permanentes para consolidar a Política de Atenção à Saúde do Servidor Público.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última hora PRODIRH pesquisa SIASS