Faculdade de Farmácia é homenageada pelos 70 anos de história

Em 09/10/15 11:34.

Solenidade proposta pela Câmara dos Vereadores lembrou trajetória de uma das mais antigas Unidades Acadêmicas da UFG

Texto: Serena Veloso

Fotos: Carlos Siqueira

Sessão solene na Câmara dos Vereadores de Goiânia, realizada na noite desta quinta-feira (8/10), comemorou os 70 anos da Faculdade de Farmácia (FF) da UFG. Professores, estudantes e técnico-administrativos que fizeram parte da história da Unidade Acadêmica foram homenageados na ocasião, quando também foi lançado o selo personalizado comemorativo do aniversário. Reitor da UFG, Orlando Amaral, ex-reitor, Edward Madureira, vereador Felisberto Tavares, diretora da FF, Maria Teresa Freitas Bara, além de ex-diretores, dirigentes de outras unidades, antigos e atuais integrantes da comunidade universitária da faculdade e familiares de homenageados prestigiaram a solenidade, conduzida pelo presidente da câmara, Anselmo Pereira.

Propositor da sessão solene e também egresso do curso de Farmácia, o vereador Felisberto Tavares reconheceu a importância da FF para o desenvolvimento da área farmacêutica no Estado de Goiás. Ao relembrar a história da fundação do curso, criada como Faculdade de Farmácia e Odontologia e incorporada à UFG em 1960, o vereador destacou algumas conquistas desses 70 anos. Desde 12 de outubro de 1945, cerca de mil estudantes se formaram na unidade acadêmica.

Obliteração do selo de 70 anos da Faculdade de Farmácia

Selo personalizado dos 70 anos da Faculdade de Farmácia foi lançado durante celebração

O reitor da UFG, Orlando Amaral, ressaltou que a Unidade é um dos pilares da UFG, que foi criada pela junção desta a outras quatro instituições existentes na época: a Faculdade de Engenharia, de Direito, de Medicina e o Conservatório de Música. Segundo o reitor, graças ao trabalho das diversas pessoas que contribuíram para a consolidação da antiga Faculdade de Farmácia e Odontologia, a UFG se tornou hoje a 12ª melhor universidade pública do país. “Foram esses pioneiros da Universidade, com essa ousadia, coragem, determinação e competência que construíram o patrimônio que é a UFG”, parabenizou o reitor. Orlando Amaral também apontou o papel fundamental da FF nas áreas de ensino e extensão, com prestação de atendimento à população, mas, em especial, de pesquisa, colaborando no desenvolvimento científico da universidade.

Trajetória

Um vídeo sobre o aniversário de 70 anos foi exibido para mostrar a história da FF, desde o funcionamento em seu primeiro endereço, na Santa Casa de Misericórdia, até se instalar em sua terceira sede própria, na Praça Universitária. A Faculdade foi a primeira da área a ser implantada no Estado de Goiás e o curso de Farmácia estava entre os 15 existentes em todo o país na época. Para contar um pouco mais dessa história, a ex-diretora da FF, atualmente coordenadora de planejamento da Pró-reitoria de Administração e Finanças (Proad) da UFG, Clévia Ferreira Duarte Garrote, uma das 27 pessoas homenageadas, apresentou depoimentos emocionados dos colegas reverenciados na noite. “É uma expressão comum a todos: orgulho, gratidão, colaboração e trabalho. Trabalho que, com a participação de todos, fez dessa faculdade uma das mais progressistas da UFG e um dos melhores cursos de graduação do país”, comoveu-se ao lembrar também que seu sonho desde os 13 anos era ser farmacêutica e professora da UFG.

Para a atual diretora, Maria Teresa Freitas Bara, os desafios ao longo dos anos foram muitos, desde a época em que foi proposta a incorporação da Faculdade à UFG. Mas também foram muitas as conquistas adquiridas desde então, com ampliação do trabalho de extensão, a partir da construção dos 18 laboratórios de pesquisa e oito de ensino da graduação que integram a Unidade, os investimentos na qualificação dos docentes, criação dos programas de pós-graduação, que permitiu o fortalecimento da pesquisa e modernização dos recursos, além do processo de internacionalização, com a realização de intercâmbios acadêmicos e publicação em revistas de alto impacto no mundo.

Sessão solene dos 70 anos da Faculdade de Farmácia

"Estaremos sempre comprometidos com a formação de qualidade da classe farmacêutica em prol da sociedade", declarou a diretora da Faculdade de Farmácia

Selo e homenagens

Durante a solenidade também foi lançado pelos Correios o selo comemorativo dos 70 anos da Faculdade de Farmácia. O reitor da UFG, o presidente da câmara e a diretora da FF foram convidados a fazer a obliteração da peça e receberam um álbum com o selo. Também foi entregue aos homenageados o diploma de honra ao mérito em reconhecimento aos relevantes serviços prestados na formação de profissionais no conhecimento da área de fármacos e medicamentos.

Sessão solene dos 70 anos da Faculdade de Farmácia

Familiar do professor homenageado Agnelo Fleury Curado, um dos fundadores da Faculdade, recebeu das mãos de vereadores diploma de honra ao mérito

Para ver outras fotos do evento, acesse o álbum

Fonte: Ascom UFG