noticia4129.JPG

Professora da UFG assume presidência da Abecan

Em 11/04/08 03:35.
Rosa Berardo preside a Associação Brasileira de Estudos Canadenses no biênio 2008/2010. Entidade está sediada na Coordenadoria de Assuntos Internacionais.

A professora da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Rosa Maria Berardo, é a nova presidente da Associação Brasileira de Estudos Canadenses (Abecan), que agora é sediada na Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) da universidade. A cerimônia de posse ocorreu no último dia 8, na sala de reuniões da reitoria da UFG e contou com a presença do Embaixador do Canadá no Brasil, Paul Hunt, do reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, da coordenadora de assuntos internacionais, Ofir Bergemann de Aguiar, da ex-diretora da Abecan Ana Ramos, na mesa diretiva, além de diretores de unidades acadêmicas, assessores e docentes da UFG.

Após a leitura da ata que faz a transferência para a próxima gestão, que vigorará no biênio 2008/2010, Rosa Maria Berardo e Ana Ramos assinam o termo, tendo como testemunhas os demais componentes da mesa. A ex-diretora da Abecan deseja boa sorte à empossada e apresenta um balanço geral de sua gestão: “Foi uma tarefa enriquecedora e proveitosa, de alta responsabilidade. Não foi fácil”, afirmou Ana Ramos.

A professora Rosa Maria Berardo falou da honra que é instalar a Abecan na UFG, o que possibilitará trocas científicas com professores, alunos e maior diálogo com universidades canadenses. Ofir Bergemann de Aguiar lembrou que há dois anos, o Núcleo de Estudos Canadenses da UFG correu o risco de ser fechado. Segundo ela, se hoje a UFG é sede da Abecan é porque conseguiu se restabelecer e estabilizar o grupo. De acordo com Ofir, a professora Rosa Maria Berardo, que era presidente do Núcleo, esteve envolvida nesse processo, já que tem muitos contatos no Canadá e fez seu pós-doutorado no país.

Paul Hunt parabenizou a última gestão da Abecan e colocou a Embaixada do Canadá à disposição da nova presidente: “Sei que ela tem muitas idéias e um forte engajamento, que pode contar com os membros da associação e também com a equipe da Embaixada”. O reitor da UFG também manifestou o apoio da instituição à empreitada da professora Rosa Maria Berardo: “É uma extrema satisfação ter uma professora da UFG na presidência e sediar essa associação”, declarou. Edward Madureira expôs sua expectativa de que a interação entre Canadá e Brasil, que já é muito grande na pós-graduação, ocorra também no âmbito da graduação.

A Abecan tem por objetivo promover congressos, seminários, encontros, conferências, estudos e pesquisas de interesse da relação Brasil/Canadá. A entidade visa, ainda, fomentar publicações; estabelecer convênios e acordos de cooperação nas áreas de sua abrangência; assessorar professores e especialistas canadenses durante sua permanência no Brasil; e acompanhar as atividades dos bolsistas brasileiros durante seus estudos no Canadá.

Fonte: Ascom / UFG