capa_noticia.jpg

Conheça o novo portal UFGNet

Em 01/06/21 15:34. Atualizada em 02/06/21 12:02.

Projeto traz atualização dos sistemas de autenticação e de administração e segurança

Com o objetivo de disponibilizar à comunidade da UFG um portal integrador de sistemas e serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC), acompanhando as tendências mais recentes de usabilidade, segurança e portal de aplicações, a Secretaria de Tecnologia da Informação (SeTI), por meio do Centro de Recursos Computacionais (Cercomp), disponibilizou três novas aplicações integradas: o Portal UFGNet,  o Sistema de Autenticação Centralizada (CAS) e o Sistema de Administração de Segurança (SAS).

O projeto, desenvolvido pela equipe do Cercomp, foi apresentado à equipe da Reitoria e diretores de Unidades na última terça-feira (25/5), e agora está sendo disponibilizado à comunidade da UFG com novas funcionalidades e recursos que permitem maior integração, usabilidade e personalização. “Estamos sempre empenhados em acolher demandas institucionais e, dentro das nossas possibilidades, transformá-las em sistemas e serviços digitais para apoio às atividades finalísticas e administrativas da Universidade”, afirma o diretor do Cercomp, Igor Vieira.

Para o Secretário de Tecnologia e Informação, Leandro Oliveira, o novo portal UFGNet teve tanto uma motivação tecnológica quanto estética e funcional para implementação da sua nova versão. Buscamos incorporar tendências de grandes fornecedores de serviços digitais e reafirmar o conceito de ter o portal UFGNet como o principal sistema de integração de serviços digitais da UFG. Ele ainda informa que a SeTI e o Cercomp estão preparando novas entregas de sistemas e serviços digitais para o segundo semestre, como o Diploma Digital, novo Sicad e o Sistema do Modelo de Alocação de Vagas Docentes.

O coordenador de Desenvolvimento/Cercomp, Andrey Silva, destaca o trabalho e comprometimento da equipe em mais de 9 meses de implementação desses três projetos. “Ficamos felizes em ter uma equipe ágil e capaz de observar as principais tendências aplicadas no mercado para entrega de um produto tão útil para a comunidade da UFG”, ressalta o coordenador.

Ainda que já esteja em uso, a comunidade universitária pode enviar sugestões ao novo portal UFGNet, assim como relatar algum problema observado neste período de migração do sistema, basta abrir um chamado (oscercomp.ufg.br).

Novo portal UFGNET

O projeto novo portal UFGNet não é apenas uma atualização da versão anterior, mas uma nova aplicação com interface e tecnologias mais modernas, que remetem ao conceito de loja de aplicativos e consegue se adaptar melhor às necessidades de cada perfil de usuário da comunidade da UFG (técnicos-administrativos, docentes, colaboradores e estudantes).

 home_2.jpg

 

Os sistemas e serviços do novo portal UFGNet estão organizados em categorias no menu superior: Acadêmico, Administrativo, Serviços, Apps e Tutoriais. Cada uma dessas categorias possui um conjunto de cards com links de acesso à aplicação. Há um recurso que permite selecionar os sistemas e serviços favoritos e/ou mais utilizados, os quais são apresentados na tela principal na seção “Meus Favoritos” e no ícone “estrela”. Também existe a opção de pesquisa geral das aplicações disponíveis, facilitando a localização dos sistemas e serviços desejados.

No menu “Apps”, o usuário encontra a descrição e os links de acesso para os aplicativos para dispositivos móveis desenvolvidos pela UFG e disponibilizado nas lojas Play Store (Google/Android) App Store (Apple/iOS), via QRCode.

 apps.jpg

A seção de “Informativos” também é uma novidade e está integrada ao Weby (ferramenta institucional de gerenciamento de conteúdo web). Nesta seção serão publicados informativos e notícias relacionados aos sistemas e serviços de TIC da UFG, tais como atualização de sistemas, disponibilização de novos recursos, comunicados de manutenção/interrupção dos serviços. As principais notícias também podem ser apresentadas no banner de notícias, ao final da página.

 

Novo sistema de autenticação centralizada (CAS)

Mais que uma interface de autenticação do usuário, o Sistema de Autenticação Centralizada (CAS), é um sistema que permite que usuários e aplicações consigam se autenticar por meio do login único em apenas um local, uma única vez, desde que o usuário mantenha-se ativo interagindo com os sistemas integrados por um período definido.

 login.jpg

O sistema, implantado na UFG em 2013, foi atualizado para uma nova versão, com protocolos de integração e segurança mais modernos. A interface de autenticação passou por uma reformulação visual com cores mais próximas da marca da UFG. Outra novidade é a possibilidade de o login por meio do CPF, compatibilizando com o modelo de autenticação já utilizado pelo Governo Federal e provendo ainda mais facilidades de acesso para o usuário.

 

Novo sistema de administração de segurança centralizada (SAS)

O Novo Sistema de Administração de Segurança permite que, em um único local, a equipe técnica do Cercomp consiga configurar os parâmetros de acesso específicos para cada sistema/serviço desenvolvido e/ou administrado pela UFG. Esses parâmetros, inclusive a organização dos menus e perfis de acesso, podem ser atribuídos individualmente ou por categorias (técnicos administrativos, docentes, colaboradores e estudantes).

 

 sistemas_sas.jpg

Este sistema também foi reescrito pela equipe técnica, com o objetivo de permitir maior integração e administração da segurança do legado computacional e também dos novos sistemas e serviços desenvolvidos. Cada item apresentado no novo Portal UFGnet é configurado no SAS, como, por exemplo, os menus, os serviços e sistemas disponíveis, além dos ícones apresentados em cada menu e as imagens disponibilizadas nos respectivos cards.

Fonte: Cercomp/UFG

Categorias: Notícias CERCOMP SeTI