Onibus Padre Pelágio

Nova linha de ônibus traz economia de tempo para estudante

Em 04/09/18 14:24.

A linha 933, Terminal Padre Pelágio - Recanto do Bosque - Campus UFG, atende a uma reivindicação antiga dos estudantes e da Universidade

Texto: Versanna Carvalho

Fotos: Carlos Siqueira

Os estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) que se deslocam do Terminal Padre Pelágio e do Terminal Recanto do Bosque para o Câmpus Samambaia contam com uma nova linha que unifica as duas estações e reduz a viagem em 68 minutos. A rota 933 - Terminal Padre Pelágio / Recanto do Bosque/Campus UFG, que começou a operar nesta terça-feira (4/9), é fruto de uma reivindicação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da reitoria da Universidade que vem sendo feita desde 2009. Antes do novo itinerário, os usuários tinham que passar pelo Terminal da Praça A para depois seguirem para o Câmpus.

O reitor da UFG, Edward Madureira, acredita que o início da operação da nova linha representa um marco para que as novas demandas sejam encaminhadas com mais celeridade. O gestor lembrou que essa demanda teve início durante o seu primeiro mandato como reitor quando foi procurado pelo DCE. “Fico muito feliz com essa conquista, pois ela representa uma melhoria na qualidade de vida para o estudante e para a população em geral”, avalia.

Edward - Onibus Padre Pelágio

Reitor Edward Madureira participou de inauguração da nova linha de ônibus

Além linha 933, outras cinco linhas foram projetadas para atender às necessidades de deslocamento dos moradores das regiões Noroeste, Norte e Sudeste da Capital.O início da operação está previsto para os meses de setembro e outubro de 2018. As seis novas linhas terão ligações perimetrais, sem passar necessariamente pelas regiões centrais, entre as novas centralidades do município, ampliando as opções de conectividade do sistema da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC).

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) estima que pelo menos 70% dos alunos utilizam o transporte público para acessar a UFG. Para a coordenadora-geral da instituição, Luciana Oliveira, essa é uma conquista de todo o movimento estudantil, que vinha se mobilizando para conseguir uma linha direta do Terminal Padre Pelágio. “É uma grande vitória, mas esperamos que seja apenas a primeira de muitas que vão vir. Há muitos estudantes que precisam desse tipo de política pública, que é o transporte coletivo, em outros terminais. Recentemente fizemos um levantamento e identificamos que existem necessidades muito grandes de estudantes que usam outros terminais como o Isidória, o Bandeiras e também para que haja uma linha direta do Terminal Praça da Bíblia, sem paradas, para o Câmpus Samambaia”, antecipa.

DCE - Onibus Padre Pelágio

"É uma grande vitória", destacou coordenadora-geral do DCE, Luciana Oliveira

Patrimônio

Madureira ressaltou que a Universidade está sendo muito beneficiada pela nova linha e colocou a UFG à disposição da Prefeitura para outras ações. “Queremos aprofundar as parcerias que já existem em diferentes áreas. Quero me colocar à disposição da CMTC [Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos], da Prefeitura, da cidade, a expertise e a inteligência da Universidade nas mais diferentes áreas para construirmos soluções para Goiânia. A UFG está aqui para servir a cidade, o Estado e o País acima de tudo. Na área da saúde, da mobilidade, meio ambiente ou qualquer outra. A UFG é parte e patrimônio dessa cidade e nós estamos lá para servir e colaborar”, enfatiza.

Segundo o prefeito de Goiânia, Íris Rezende, a solenidade de entrega das novas linhas é simbólica e tem o objetivo de mostrar à população que as autoridades não estão distantes dos problemas vividos pela população. Rezende quer instituir “um novo comportamento administrativo na área do transporte coletivo”. O político ressalta que é uma obrigação dos atores públicos pensar e projetar o futuro. “Vamos nos unir [à UFG], vamos dar as mãos e vamos resolver, especificamente o caso do transporte”, exclama.

Edward e Iris

Reitor Edward Madureira e Prefeito de Goiânia Iris Rezende participaram de inauguração do trajeto

Fonte: Secom UFG

Categorias: última hora