Vida acadêmica

SiSU 2018: atenção aos próximos passos

Em 23/01/18 10:42.

Atenção para os prazos para manifestação de interesse nas chamadas do SiSU

Texto: Caroline Pires

O resultado da Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2018 foi divulgado nesta segunda-feira (29/1) e o próximo passo é, até 7/2, confirmar o interesse pela vaga via internet. O candidato que realizou prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 e deseja concorrer a uma das 6.365 vagas oferecidas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), deve estar atento aos prazos e orientações do SiSU. Mais informações no portal criado pelo Ministério da Educação (MEC) para o SiSU.

O candidato que não for selecionado na Chamada Regular pode ainda se inscrever na Lista de Espera (SiSU/MEC), entre os dias 29 de janeiro e 7 de fevereiro, também pelo site do SiSU. Vale lembrar que, desde 2014, o SiSU é adotado como forma principal de ingresso na UFG. Todas as informações relativas ao SiSU na UFG serão divulgadas no site: www.sisu.ufg.br. Nesse site já está disponível o Termo de Adesão SiSU 2018, onde constam, além de informações sobre a oferta de vagas, dados sobre os pesos de cada curso oferecido pela UFG, bem como o Edital de Matrícula.

Novidades

As novidades deste ano são: o candidato, após se inscrever na Lista de Espera do SiSU/MEC ( 29/01 a 07/02) , deverá manifestar interesse nas chamadas subsequentes da UFG (www.sisu.ufg.br), entre os dias 14 a 16/02 e no dia 19/02/18; a necessidade de Confirmação  de Vaga online para os aprovados em 1ª, 2ª e 3ª Chamadas; e, a implementação das Comissões de Acessibilidade e Verificação de Autodeclaração.

Em virtude da implementação dessas Comissões, não será possível a realização de matrícula por procuração para os aprovados nas vagas definidas pela Lei de Reserva de Vagas (Lei n.12.711/12, alterada pela Lei n.13.409/16) na condição de pessoa com deficiência e como autodeclarado Preto, Pardo ou Indígena (PPI).

Como funciona?

O SiSU é um sistema disponibilizado pelo MEC para que instituições públicas de ensino superior ofereçam vagas a candidatos participantes do Enem. No ato da inscrição no SiSU, o candidato pode escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do SiSU. Durante a inscrição, o candidato deve escolher a forma de participação no processo: Ampla Concorrência ou as vagas definidas pela Lei de Reserva de Vagas.

Nesse período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções escolhidas. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos melhor classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas).

Veja mais no infográfico abaixo e também no link: https://www.ufg.br/n/103344-saiba-como-ingressar-na-ufg-pelo-sisu

Números do SiSU:

Total de cursos: 160