Foto capa comissão assédio

Comissão que acompanha denúncias faz primeira reunião

Em 08/11/17 10:33.

Membros foram indicados por órgãos da gestão e das entidades representativas de professores, técnico-administrativos e estudantes para discutir questões sobre assédio moral, sexual e preconceitos

Texto: Kharen Stecca

Fotos: Carlos Siqueira

No dia 7 de novembro foi realizada a primeira reunião da comissão permanente para acompanhamento de denúncias e processos administrativos relacionados a questões de assédio moral, sexual e preconceitos. O professor Orlando Amaral abriu a reunião lembrando que ainda há muito a ser feito na sociedade com relação a essas questões e que a universidade precisa enfrentar esta problemática de forma exemplar: “Precisamos ser referência sempre na busca de formas de prevenção, de formação das pessoas e no combate às práticas de assédio moral e sexual e  no enfrentamento a todas as formas de preconceito".

Foto capa comissão assédio
O reitor Orlando Amaral e o vice-reitor Manoel Chaves participaram da abertura da primeira reunião

A comissão criada por meio da resolução 12/2017 que institui normas e procedimentos a serem adotados em casos de assédio moral, sexual e qualquer forma de preconceito, é composta por representantes dos órgãos da gestão, das regionais e das entidades representativas de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes. Esta comissão também poderá propor campanhas educativas e ações preventivas. A professora e assessora da reitoria, Sandramara Chaves, explicou que o papel dessa comissão é pensar formas de esclarecer a comunidade, melhorar os processos e mudar a forma como a comunidade vê o encaminhamento dessas questões dentro da UFG.

Na primeira reunião foram convidados membros da Ouvidoria e da Coordenação de Processos Administrativos para falar sobre os mecanismos de recebimento de denúncias e prosseguimento dos processos dentro da UFG. Também foi feito um relato sobre como foi construída a resolução e a comissão.  Vários temas foram levantados pelos membros da comissão como pontos que devam ser discutidos dentro da comissão, como melhorias nos mecanismos de denúncias e também de procedimentos dentro dos processos administrativos. A próxima reunião da comissão será realizada no início de dezembro.

Folder assédio
Comissão recebeu documentos e também folders da campanha sobre assédio que foi divulgada no ano passado na UFG

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última Hora