Weby shortcut
  • Ver todas
    Jornal UFG
  • Ver Todas
  • XXVIII Encontro Nacional do CONPEDI

    XXVIII Encontro Nacional do Conselho Nacional de Pós-Graduação em Direito

    19 Jun a 21 Jun

    Nos dias 19, 20 e 21 de junho de 2019, pela primeira vez no Centro-Oeste, Goiânia sediará o XXVIII Encontro Nacional do CONPEDI (Conselho Nacional de Pós-Graduação em Direito), com o tema:Constitucionalismo Crítico, Políticas Públicas e Desenvolvimento Inclusivo. Trata-se do maior encontro de pesquisa na área do Direito no Brasil. O evento reunirá na capital goiana mais de 1500 pesquisadores de praticamente todos os estado brasileiros.

    A organização local é do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFG, coordenado pelo professor Saulo Pinto Coelho, com suporte da Faculdade de Direito e da Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG), bem como de diversos parceiros institucionais.

    Já está aberto o período para envio de artigos e pôsteres, que serão recebidos até o dia 05 de abril de 2019, e deverão ser submetidos exclusivamente através do portal do CONPEDI.

    XXVIII Encontro Nacional do CONPEDI

  • XXVIII Encontro Nacional do CONPEDI Goiânia – GO

    XXVIII Encontro Nacional do CONPEDI

    19 Jun a 21 Jun

    “Constitucionalismo Crítico, Políticas Públicas e Desenvolvimento” será o tema do XXVIII Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direitoque acontecerá de 19 a 21 de junho de 2019, pela primeira vez em Goiânia, pelo CONPEDI em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito e Políticas Públicas (PPGDP) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Acesse o site do evento para mais informações. 

    XXVIII Encontro Nacional do CONPEDI Goiânia – GO

  • Recital Canto e Piano no Centro Cultural UFG

    Recital Canto e Piano no Centro Cultural UFG

    20 Jun
    Texto: Fabrícia Vilarinho
    Neste feriado de quinta-feira, 20/06, às 21h, será realizado o RecitalCanto e Piano, no Centro Cultural UFG. A entrada é franca. O duo, composto por Carlos Henrique Costa, pianista e Adriano Pinheiro, tenor, ambos professores da Emac, apresentará obras dos compositores brasileiros Waldemar Henrique, Villa Lobos, Nepomucenos, Mignone e Alberto Costa. A apresentação está inserida na programação do IX Simpósio Internacional de Musicologia, que segue até 21 de junho. A programação completa do simpósio pode ser acessada em https://www.musicologiaemac.org/

    Recital Canto e Piano no Centro Cultural UFG

  • Conforto térmico nas feiras livres de Goiânia é avaliado

    PROJETO FEIRÔ _ Eventos, Trocas na Cidade e as Feiras de Goiânia

    24 Jun

    Os alunos do 9º período de Arquitetura e Urbanismo da UFG desenvolveram, na disciplina Projeto 7, um projeto colaborativo e coletivo abordando o papel das Feiras na cidade de Goiânia. O grupo trabalhou a complexidade do tema a partir de 3 principais aspectos: a relação histórica entre a cidade e as feiras e o seu papel  na identidade e memória coletiva de Goiânia; a questão da efemeridade e do evento como forma de apropriação e potencialização do espaço público; e a dimensão simbólica das trocas no contexto de diversidade e pluralidade das grandes cidades.

    A partir da integração de diferentes abordagens, o grupo desenvolveu uma proposta global com 5 princípios, resultando em 10 propostas de ação que ampliam o tradicional campo de atuação do projeto de arquitetura, e visam intervir proativamente na relação da cidade com as feiras.

    Partindo de um escopo ampliado do papel social da arquitetura, estas ações vão desde o desenvolvimento de um livro sobre o tema (tomando o conhecimento e a reflexão também como uma forma de intervir na realidade concreta), de aplicativos, jogos de trocas simbólicas, projetos alternativos de barracas, desenvolvimento de um atlas, um guia de cartografias, até a proposição de programas de reaproveitamento de alimentos, desenvolvimento de infraestrutura de suporte aos feirantes e suas famílias, assim como a proposta de uma moeda social para ampliar as trocas no âmbito acadêmico da própria universidade.

    No dia 24 de junho de 2019, segunda-feira, às 9:00, o grupo irá apresentar os resultados de suas investigações no Auditório da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás.

  • Divulgação_Se Vira nos 20

    Se vira nos 20 especial debate panorama atual da ciência e tecnologia

    24 Jun

    Diante da atual conjuntura do país, em que a ciência, educação e tecnologia vêm sofrendo diversos ataques, o PETBio organizou um "Se Vira nos 20" especial - Ciência e Tecnologia: Panorama Atual. Para discutir tal assunto, a palestra contará com o Ex-Ministro da Ciência e Tecnologia Celso Pansera e o atual Magnífico Reitor da Universidade Federal de Goiás Edward Madureira.

    Divulgação_Se Vira nos 20

  • Prática especial de Yoga - Divulgação

    Prática especial de Yoga

    24 Jun

    No dia 21 de junho de 2014, a UNESCO declarou o Yoga como patrimônio imaterial da humanidade. Desde então, essa data é celebrada no mundo todo. Assim, convidamos todos para uma prática especial de Yoga no dia 24 de junho com a instrutora Letícia Allem, no gramado entre o Delícias do Campus e o prédio Cora Coralina da Faculdade de Letras da UFG.

    Prática especial de Yoga - Divulgação

  • Ver todos
  • CONVITE PARA EXPOSIÇÃO ÁGUA (1)_capa.jpg

    Exposição "Até a última gota: a falsa abundância da água"

    06 Jun

     CONVITE PARA EXPOSIÇÃO ÁGUA.jpg

    Confira horários de visita.

    Até a última gota: a falsa abundância da água

    Autores
    Ana Lívia – Torres Trigêmeas
    Amanda Luíza – Claridade
    Bárbara Ferreira – Partículas Suspensas
    Cecília Fernandes – Gambiarra; Regador
    Divanilde Carvalho – Cultivo de hortaliças em estufa
    Eduardo Borges – Bonitas, mas virtualmente caras
    Gisele Siqueira – Córrego Tamanduá; Canalização do Córrego Tamanduá
    Guilherme de Andrade – Quando a água vem; Magnólia d’água
    Heloisa Sousa – Natureza resiste
    Ildeu Iussef – A seca no Cerrado
    Isabela Cintra – Fruta nossa de cada dia; Vazamento de cano
    Izabela Tavares – Aguar
    Jarliane Guajajara – Água e agricultura familiar
    Jéssica Stheffany – Carne Bovina; Lavagem de moto com água corrente
    Jéssica Valério - A cada lavagem
    Júlia Alves – Nosso Lar
    Júlia Barbosa – Reflexo
    Júlia Sarmento - 40 mil litros = 1 cabeça de gado
    Lara Rodrigues - Água e frutas
    Larissa Souza – O mau uso da água
    Laura Magro – Queda

    Leôncio Silva – Negócio d’água
    Ligia Saba – Plástico contamina água
    Maria Eugênia - Pedalinhos; Limpeza
    Mariana Rodrigues - Estufa agrícola
    Marina Veiga – Válvula
    Nathalia Alves - Riqueza
    Pedro Peralta – Aguadeira
    Priscila de Fátima – Uso excessivo de agrotóxicos nas plantações
    Rafaela de Lima – Anatídeos
    Thayná Guimarães - Galinhas no bebedouro

    Curadores
    Lisbeth Oliveira
    Rodolfo Barbosa da Silva

    Os resíduos que complementam a exposição foram recolhidos inteiramente do Pátio das Humanidades,
    incluindo o Redário e o espaço de convivência.

     

     

  • Divulgação  Congresso FACE 10 anos

    Congresso FACE 10 Anos

    25 Jun

    Ocorre entre os dias 25 e 27 de junho, o Congresso FACE, em alusão aos 10 Anos da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE/UFG). O evento tratará de temas como Financiamento da Educação no Brasil, Intercâmbio Estudantil, Pesquisa, Segurança no Campus Samambaia, Crise Econômica, Reformas Tributária e Previdenciária, Ensino a Distância, Estágio, Saúde no Ambiente Acadêmico, Política de Egressos, e muitos outros. 

    O Congresso promoverá Palestras, Debates, Minicursos e outros momentos de discussão da realidade da Educação e da FACE, com foco na construção da memória da Unidade Acadêmica, sua experiência, seus desafios nessa primeira década de existência. Acesse o site para conferir a programação completa do Congresso FACE 10 anos: memória e Aprendizagem.

    Entre as atividades, haverá uma mesa cujo objetivo é discutir a questão da segurança na UFG. O debate será coordenado pelo Prof. Ricardo Barbosa de Lima, da Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos (SDH/UFG). Como preparação para a discussão, os organizadores elaboraram um questionário que tem como objetivo traçar o perfil da comunidade acadêmica, suas experiências no que concerne a violência no Câmpus e buscar conjuntamente alternativas para superar tais problemas, de forma a permitir que a Universidade tenha segurança para realizar sua principal função: incentivar o conhecimento cientifico em nossa sociedade! Clique aqui para participar da pesquisa. 

    Divulgação  Congresso FACE 10 anos

  • titulo_hackathon_1.png

    Participe do 1º Hackathon - Inovação para a UFG

    28 Jun

    Participe do 1º Hackathon - Inovações para UFG, que é uma maratona de programação multidisciplinar, colaborativa e inovadora em que equipes competem entre si, desenvolvendo soluções que atendam às necessidade da UFG.

    Convidamos estudantes de graduação e pós-graduação da UFG com os perfis de programadores, designers e líderes de diferentes áreas do conhecimento a se unirem em um fim de semana para desenvolverem soluções inovadoras para o ensino e gestão em educação na UFG. Ao final, as melhores soluções ganharão prêmios de até R$ 5.000,00. Qualquer aluno pode se inscrever, desde que tenha habilidades que se encaixem nos perfis acima.

    As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas individualmente e exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponibilizado aqui, até o dia 10 de junho.

    No ato da inscrição você deverá: preencher todos os campos do formulário; anexar link de um vídeo de até um minuto justificando por que deve ser selecionando; anexar o comprovante de matrícula atualizado e um mini currículo.  

    Antes de inscrever-se leia o regulamento.

    Confira também o espelho do formulário de inscrição em arquivo editável para facilitar a sua inscrição. 


    Documentos, Modelos e Anexos:

  • Corpo-Mente-e-Grana_story_1ª Circuito UFG.jpg

    Circuito UFG: corpo, mente e grana

    30 Jun

    No dia 30 de junho, todo mundo que cuida do corpo, da mente e do seu dinheiro tem um encontro marcado na Universidade Federal de Goiás (UFG)! O Circuito UFG tem como objetivo promover ações de conscientização e atividades voltadas para o bem-estar físico, psicológico e financeiro das pessoas.

    De forma geral, estudantes universitários experimentam diferentes exigências de estudo, precisam se adaptar e modificar métodos de aprendizagem e possuem preocupações associadas à carreira empresarial e vida financeira. Esses fatores são responsáveis por desencadear transtornos físicos, mentais e financeiros no estudante.

    Foi com esse objetivo que surgiu o I Circuito UFG: de corpo mente e grana, exclusivamente voltado para o bem-estar universitário. Previsto para 30 de junho (domingo), das 07h30 às 13h, na Faculdade de Educação Física e Dança da UFG (FEFD/UFG), o evento é organizado pelo Laboratório de Negócios, Ideias, Talentos e Tecnologia da Faculdade de Administração da UFG (LaNITT) e se estrutura em torno desses três pilares: bem-estar físico, mental e financeiro.

    O bem-estar físico acontece com a organização de um “Treinão” na estrutura de corrida/caminhada, em percurso de cinco quilômetros em torno do Câmpus Samambaia (Câmpus II da UFG). Haverá distribuição de água, alongamento pós treino e kit com camiseta e medalha aos participantes. Além disso, serão oferecidas atividades como yoga, pilates, dança e funcional, com destaque para mini palestras sobre importância do exercício físico para a qualidade de vida, elemento fundamental na busca do bem-estar.

    A promoção do bem-estar mental acontece com atividades ao ar livre, música no Campus, orientações sobre saúde mental, palestras e exposições de trabalhos sobre o tema. Workshops e palestras especializadas sobre saúde financeira completam o bem-estar financeiro.

    Participantes desfrutarão ainda de um delicioso café da manhã e terão à disposição um espaço exclusivo de produtos e serviços voltados para o bem-estar. O fechamento do evento fica a cargo do show com a banda de rock goiana Dom Barão, que inclui extenso repertório de rock dos anos 60 aos 90.

    Acesse o site para ter acesso à programação completa se inscrever no circuito!

    https://www.even3.com.br/circuitoufg/

    Corpo-Mente-e-Grana_story_1ª Circuito UFG.jpg30

  • TV UFG

    O coordenador do UFG Sustentável, Emiliano Godoi, fala sobre as iniciativas de sustentabilidade da universidade.

    Rádio UFG

    Rádio UFG

    YOUTUBE UFG

    Pesquisa da Andifes revela aumento da diversidade e da inclusão nas universidades públicas brasileiras

    Serviços

    Sistemas UFG

    Portal UFGNet

    Sistema Eletrônico de Informações

    SEI - Sistema Eletrônico de Informações

    Minha UFG

    Ic app

    Ordem de Serviço de TI

    OS - Ordem de Serviço

    Hospital Veterinário

    Ic veterinary

    Centro de Línguas

    Ic cl

    Hospital das Clínicas

    Ic hc

    Sistema de Bibliotecas

    Sibi - Sistema de Bibliotecas

    Portal de Periódicos

    Portal de Periódicos

    E-mail UFG

    E-mail UFG

    Inscrições Abertas

    Editais

    Centro de Seleção

    Centro de Seleção

    A UFG

    A Universidade Federal de Goiás foi fundada em 1960 com a fusão de cinco faculdades já existentes. Com 156 cursos de graduação, mais de 6 mil vagas disponíveis por ano na graduação e mais de 28 mil alunos, está presente nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Catalão, Goiás e Jataí. Além da graduação, a UFG oferece 78 cursos de pós-graduação entre mestrados, doutorados e mestrados profissionais, com mais de 4.200 alunos.

    Reitoria UFG
    Localização
    Regional Goiânia
    Regional Jataí
    Regional Catalão
    Regional Goiás
    Clique para carregar o mapa

    Campus Samambaia

    Avenida Esperança s/n

    Campus Colemar Natal e Silva

    5ª Avenida - Setor Leste Universitário

    Campus Aparecida de Goiânia

    R. Mucuri, s/n - St. Conde dos Arcos, Aparecida de Goiânia - GO, 74968-755

    Clique para carregar o mapa

    Campus Jatobá - Cidade Universitária

    BR 364, km 195, nº 3800

    CEP 75801-615

    Campus Riachuelo

    Rua Riachuelo, CP 03

    CEP 75804-020

    Clique para carregar o mapa

    Campus I

    Av. Dr. Lamartine Pinto de Avelar, 1120

    Setor Universitário - CEP 75704-020

    Campus II

    Avenida Castelo Branco, s/n

    Setor Universitário - CEP 75704-020

    Clique para carregar o mapa

    Avenida Bom Pastor, S/n - Setor Areião, Goiás