Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
Primeiro doutorado da Regional Catalão é aprovado

Aprovado primeiro doutorado da Regional Catalão

Por Serena Veloso Gomes. Criada em 26/06/15 11:03. Atualizada em 26/06/15 12:47.

Programa de Pós-Graduação em Ciências Exatas e Tecnológicas iniciará as atividades em 2016

A UFG comemora mais uma conquista para a comunidade universitária do interior de Goiás. Foi divulgada na tarde desta quinta-feira (25/06), a aprovação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do primeiro programa de doutorado em Ciências Exatas e Tecnológicas da Regional Catalão. Este é o segundo curso de doutorado da UFG que será implantado no interior goiano, o primeiro foi o Doutorado em Geografia na Regional Jataí, no mesmo ano.

A diretoria da Regional Catalão aguarda o comunicado oficial da Capes, responsável pela aprovação do projeto, para autorização do início das atividades. O próximo passo é o trâmite da proposta da criação do curso pelas instâncias superiores da UFG. De acordo com Alberth Teixeira de Figueiredo, professor do curso de Química e integrante do corpo docente da pós-graduação, a iniciativa foi encaminhada à Capes em agosto de 2014, no intuito de fortalecer as pesquisas na área de ciências exatas e engenharias desenvolvidas em Catalão. “Para Catalão, bem como para a região sudeste de Goiás, o curso representa mais uma opção de qualificação”, comentou.

As atividades do programa de pós-graduação deverão ter início em 2016, com a possibilidade de abertura do primeiro edital do processo seletivo em dezembro de 2015 e a oferta de 12 vagas para ingresso. Para o pró-reitor de pós-graduação da UFG, José Alexandre Felizola Filho a conquista é fruto dos esforços para agregar pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, com o objetivo ainda de trazer estudantes de diferentes mestrados e programas de iniciação científica para desenvolverem pesquisas de ponta. “Além da importância acadêmica, há um enorme potencial de aplicação dos temas a serem desenvolvidos no curso e fortalecimento de interação com a iniciativa privada para o desenvolvimento tecnológico no Estado de Goiás e da região”, destacou.

O diretor da Regional Catalão da UFG, Thiago Jabur Bittar comemorou a aprovação do curso, o que considera resultado do reconhecimento do bom trabalho desenvolvido pelos professores e pela gestão nos últimos anos. “O programa de doutorado, além de formar profissionais de excelência, permitirá o avanço das pesquisas em ciência e tecnologia, beneficiando toda a região”, acredita. Thiago Jabur Bittar enxerga este como um dos vários programas de doutorado que surgirão na Regional.


Área de concentração
O programa de pós-graduação estará vinculado ao Instituto Física e Química da Regional Catalão. O corpo docente será formado por 14 professores das áreas de Química, Física e Engenharias de Produção, Minas e Civil. Inicialmente, o curso, focará nos diversos métodos das Ciências Exatas e das Engenharias, com ênfase especial na pesquisa de novos Materiais, no intuito de integrar pesquisas em três eixos articuladores: Métodos Matemáticos em Ciência e Tecnologia, Métodos Computacionais em Ciência e Tecnologia e Métodos Experimentais em Ciência e Tecnologia.

Segundo o professor do curso de Física, Petrus Henrique Ribeiro dos Anjos, que liderou a proposta de criação do doutorado, a ideia do programa é trabalhar na articulação de pesquisadores de diferentes áreas, em uma proposta multidisciplinar. "As pesquisas desenvolvidas vão girar em torno da temática de Materiais, indo desde seus aspectos mais fundamentais até os mais aplicados", explicou.

Fonte : Ascom UFG

Categorias : Regional Catalão pós-graduação Doutorado Última hora

Listar Todas Voltar