Weby shortcut
Reino Unido
Polícia Militar e UFG

UFG e PM inauguram tenda móvel no Câmpus Samambaia

Por Kharen Stecca. Criada em 04/12/18 17:07.

 Medida foi elaborada para prevenir e atender chamados relacionados à segurança

 

Texto: Versanna Carvalho

Fotos: Pedro Gabriel


Uma tenda móvel montada perto de locais com maior incidência de furtos e eventos contra terceiros para prevenir e atender ainda mais rapidamente eventuais ocorrências é a nova iniciativa da Universidade Federal de Goiás (UFG), em conjunto com a Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO) e a empresa terceirizada de segurança da Instituição.

Polícia Militar e UFG

A medida foi pensada pelas equipes de segurança que se basearam no mapa de áreas de calor (locais com maior registro de chamados para a Central de Segurança) detectadas pelo do aplicativo Minha UFG. Inicialmente a base itinerante está localizada no estacionamento perto do antigo prédio da Caixa Econômica. Depois de algumas semanas, a unidade será transferida para outras localidades. Em uma segunda etapa, pode-se chegar a duas tendas instaladas em pontos distintos dentro do Samambaia.

O secretário de Promoção da Segurança e Direitos Humanos (SDH-UFG), Ricardo Barbosa de Lima, explica que a iniciativa reflete a integração dos grupos envolvidos com a segurança dentro da Universidade. A tenda vai servir como uma referência de segurança para a comunidade acadêmica de onde “os agentes de segurança vão se deslocar na medida do necessário para atuar preventivamente”, ressalta.

Na avaliação do titular do Comando do Policiamento da Capital (CPC), coronel Ricardo Mendes, a ação é “um marco de integração entre as instituições e também um exemplo que precisa ser estendido a toda sociedade organizada”. Ele relata ainda que a diversidade do público da UFG contribui para o processo de humanização que ocorre na PM de Goiás e que, neste caso, busca se adaptar ao contexto de um câmpus universitário.

A parceria entre a UFG e a PM-GO teve início em outubro de 2017, no final da gestão do então reitor Orlando Amaral, como uma resposta ao agravamento das condições de segurança na Universidade. Essa interação teve desdobramentos durante o primeiro ano da gestão do reitor Edward Madureira.

Polícia Militar e UFG

“O que estamos construindo vai servir de exemplo para o País, mas o mais importante disso tudo é a sociedade ser bem atendida. Qualquer coisa que façamos não fará sentido se não for em prol da sociedade e do bem-estar das pessoas”, acredita Edward Madureira.

O gestor da UFG adianta que outros projetos deverão ser anunciados em breve. Um deles é um mestrado profissional que será proposto pela Política Militar para a Capes, em que professores da UFG devem compor o quadro docente em uma parceria inédita.

 

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias tenda Pm Polícia Militar