Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
Reitor e ex-reitor após a transmissão do cargo

Edward Madureira recebe cargo de reitor da UFG

Por Kharen Stecca. Criada em 13/01/18 09:25. Atualizada em 16/01/18 12:37.

Solenidade também entregou os cargos para a vice-reitora, Sandramara Chaves, os pró-reitores e secretários da gestão 2018-2021

Texto: Kharen Stecca

Fotos: Carlos Siqueira

Apresentação cultural
Professores Carlos Costa e Johnson Machado durante apresentação cultural

Professores conduzem  reitor Edward Madureira
Professores de todas as fases como estudante do reitor Edward Madureira o conduziram até a mesa diretiva

A Universidade Federal de Goiás recebeu na noite do dia 12 de janeiro de 2018, sexta-feira, o novo reitor da UFG, Edward Madureira.  Em uma cerimônia solene, de muita emoção, o reitor da gestão 2014-2017, Orlando Amaral, entregou o cargo ao professor Edward Madureira, que também fez o mesmo com a vice-reitora Sandramara Chaves e toda a equipe gestora de pró-reitores e secretários da gestão 2018-2021.

Transmissão do cargo de reitor
Orlando Amaral faz a transmissão de cargo para o professor Edward Madureira

Diversas autoridades participaram do evento. Na mesa estavam a Secretária da Educação, Cultura e Esportes de Goiás, representando o governador, Raquel Teixeira, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, o Deputado Federal, Rubens Ottoni, os ex-reitores e professores eméritos, Joel Pimentel Ulhôa e Milca Severino,  a presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaíra Turchi, além de representantes dos sindicatos, de estudantes e das instituições de ensino superior do estado.

Vice-reitora Sandramara Chaves
Professora Sandramara Chaves recebe o cargo de vice-reitor do professor Edward Madureira

O professor  Orlando Amaral, em seu discurso de despedida do cargo, falou um pouco da trajetória difícil que a universidade passou nos últimos quatro anos: “Sabíamos que não teríamos as mesmas condições dos anos anteriores, mas não imaginávamos que o quadro orçamentário tornar-se-ia tão difícil”. Falou sobre as travas impostas pela lei do teto de gastos (Emenda Constitucional 95) para o crescimento da educação: “Não haverá um novo país sem investimento na educação”.

Discurso Orlando
Orlando Amaral destacou em seus discursos o crescimento em meio às adversidades

Destacou, por outro lado, os grandes avanços que a gestão foi capaz de fazer mesmo diante desse quadro de cortes de orçamento como construções de novos prédios de unidades, incluindo o prédio de internações do Hospital das Clínicas, que está sendo construído com recursos da bancada goiana no Congresso e será o maior hospital universitário do país.

Inclusão - Mas o maior destaque dessa gestão, para o professor Orlando Amaral, foram as ações capazes de gerar inclusão, como a criação da Coordenadoria de Ações Afirmativas (CAAF) e o Sistema Integrado de Núcleos de Acessibilidade(Sinace). Ressaltou a oportunidade que as ações afirmativas na universidade estão dando para que alunos de baixa renda possam hoje frequentar e concluir seus estudos em uma universidade pública e de qualidade. Por fim, Orlando Amaral ressaltou a disposição de toda a equipe para solucionar todas as adversidades surgidas, sempre com “diálogo aberto, franco, respeitoso e tolerante”.

Mesa diretiva
Raquel Teixeira durante discurso e a mesa diretiva do evento

Raquel Teixeira destacou o papel da universidade na inovação dentro da sociedade e elogiou o balanço apresentado pelo professor Orlando Amaral: “Vocês descobriram formas diferentes de transformar a crise em oportunidade”. Também se dirigiu ao professor Edward Madureira desejando que ele possa repetir uma nova gestão inovadora e ágil.

Discurso Edward
Edward lembrou dos compromissos assumidos e agradeceu o trabalho do professor Orlando Amaral como reitor

“Se cheguei até aqui foi porque me apoiei no ombro de gigantes”, foi o pensamento de Isaac Newton que deu início ao discurso de Edward Madureira como novo reitor, que lembra que a universidade está em sua décima quarta gestão e que nada teria sido possível se não houvesse continuidade no trabalho das gestões: “É importante não perder a dimensão de nossa pequenez e de que nada fazemos sozinho”.

Homenagem - Edward Madureira fez uma homenagem ao professor emérito da UFG, Geraldo Faria Campos, que faleceu no mesmo dia da solenidade, pedindo um minuto de silêncio “por um professor que encantou gerações no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada a Educação da UFG”.

Agradeceu todo o trabalho realizado pelo professor Orlando Amaral, lembrando a trajetória de trabalho que tiveram juntos desde antes de sua primeira eleição como reitor, passando pelos oito anos como pró-reitor de administração e finanças e os quatro anos como reitor: “Talvez não existisse ninguém mais preparado do que ele para passar por esse momento difícil que a universidade passou, mas ele ainda assim, me entrega uma universidade mais forte e mais diversa”. Também agradeceu a professora Sandramara Chaves pela dedicação incansável, superando problemas pessoais e acompanhando de perto toda a construção do plano para a gestão.

Segundo ele, desde que resolveu se candidatar tem respondido incansavelmente porque resolveu voltar num momento tão adverso da universidade. Ele afirmou que “ninguém é candidato de si mesmo” e que sua candidatura saiu da comunidade. E o motivo de sua aceitação, é que o momento de crise e dificuldades “ ao invés de nos desmotivar, nos desafia para buscar novos caminhos”.

Compromissos  - Também destacou seus compromissos firmados para esta gestão: "Reafirmamos nosso compromisso absoluto e definitivo com o sistema federal de educação superior público, gratuito, autônomo, laico, de qualidade, inclusivo, democrático e socialmente referenciado, que inequivocamente se constitui no maior patrimônio do povo brasileiro. Somente com esses requisitos implementados é que continuaremos construindo esse sistema essencial à nação".

Destacou também a necessidade de a UFG fazer parcerias com outras instituições: “Não há problema que a universidade não tenha pessoas aptas a ajudar a resolver”. Também se comprometeu a cumprir as 20 metas do Plano Nacional de Educação.  Edward Madureira também cobrou um olhar atento do governo e da sociedade para a garantia dos investimentos de custeio e da autonomia universitária que tem sido  tão discutida e atacada nos últimos tempos.

Equipe 2018-2021
Reitor, vice-reitora e pró-reitores da gestão 2018-2021

público posse
Cerca de 1.500 pessoas prestigiaram a solenidade

Confira na íntegras os discursos:

Orlando Amaral

Edward Madureira

Veja também as fotos do evento:

Clique aqui! 

Fonte : Ascom UFG

Categorias : Última hora

Listar Todas Voltar