Câmpus Aparecida de Goiânia

O Câmpus de Aparecida de Goiânia (CAP), da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi criado no dia 02 de maio de 2012, com a pactuação firmada entre a UFG e a Diretoria de Desenvolvimento da Rede de IFES, do Ministério da Educação. A pactuação acordada inicialmente estabeleceu que os cursos a serem ofertados nessa unidade seriam: Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia de Materiais, Engenharia de Transportes e Geologia. Para a sociedade aparecidense isso significou oportunidade de formação profissional e intelectual em uma instituição pública, gratuita e de qualidade. Foi um marco na história do município.

Neste sentido, o objetivo com a solicitação de criação do Câmpus era o de criar uma rede articulada de ensino superior com ensino técnico, com IFG e Senai, para assim capacitar e formar pessoas do município para que pudessem suprir as demandas das empresas já estabelecidas e as que se estabelecerem nos pólos industriais da cidade.

No âmbito da estrutura da UFG o CAP instituiu a Unidade Acadêmica Especial de Ciências e Tecnologia (UAEC&T), que viria a se transformar, ainda em 2015, na Faculdade de Ciências e Tecnologia, a FCT. Desta maneira, o CAP, agora abrigando a FCT, passou contar com uma direção, atualmente assumida pelo professor Júlio Cesar Valandro Soares, e com um Conselho Diretor (CD), que assume o status de órgão deliberativo máximo desta unidade acadêmica.

O Campus Aparecida de Goiânia iniciou, efetivamente, suas atividades em 2014 com a abertura do curso de Engenharia de Produção, funcionando, na primeira fase, na Universidade Estadual de Goiás (UEG)/ Cãmpus Aparecida de Goiânia. Hoje, a Faculdade de Ciências e Tecnologia permanece funcionando neste espaço e abriga ainda os cursos de Engenharia de Transportes e Geologia e está prevista a criação do curso de Engenharia de Materiais. Os cursos implantados na cidade de Aparecida de Goiânia foram definidos a partir das necessidades do município, que tem um perfil forte de industrialização e logística. A FCT também abriga o Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) e o Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção (PPGEP).

As instalações definitivas da CAP/UFG estão em curso. A primeira edificação, já concluída, conta com seis pavimentos e cerca de 7400m² de área construída. A migração das instalações atuais para a nova estrutura deverá ocorrer em 2019, possivelmente no segundo semestre. O novo câmpus em construção está situado na região leste da cidade de Aparecida de Goiânia, em um terreno de 500.000m², doado à UFG por dois empresários da região.

Telefone: 3209-6550/6551

Site: www.fct.ufg.br