Capa Worshop editada

Inteligência Artificial é tema de workshop

Em 17/08/17 13:56.

Foram expostos cerca de 25 trabalhos realizados ao longo de cursos ministrados no primeiro semestre, sob a forma de pôsteres

 

Texto: Luciana Gomides

Fotos: Adriana Silva

A Inteligência Artificial (ou AI, da sigla do inglês Artificial Inteligence) é, conforme alguns especialistas afirmam, um dos pilares da chamada nova era da revolução industrial. Ramo de pesquisa inserida na Ciência da Computação, a AI busca, através de símbolos computacionais, a construção de mecanismos capazes de simular a capacidade humana de resolver problemas e pensar. Encerrando o IntegrAção, o curso de Ciências da Computação realizou, na tarde desta terça-feira (15/8), o workshop de trabalhos elaborados no primeiro semestre deste ano que empregaram o tema. Ao todo, cerca de 25 projetos foram expostos sob o formato de pôsteres no pátio do Instituto de Informática da UFG (INF).

Workshop I

Trabalhos foram expostos sob a forma de pôsteres no pátio do Instituto de Informática

Os projetos (alguns com disponibilização de apresentações ao vivo) envolveram diversas áreas do conhecimento, a exemplo do Marketing Digital, Medicina, Software e Investigação Criminal. Além de alunos expositores e professores-orientadores, o evento contou, ainda, com a presença de executivos e empresários de vários setores da economia, oriundos de Goiás e outros estados brasileiros. O intuito foi que, após o conhecimento e avaliação, tais participantes pudessem, ao final da mostra, eleger os melhores trabalhos levando em consideração quesitos como evolução de carreira do autor e aplicabilidade do projeto.

Workshop II

Projetos contemplaram o desenvolvimento de protótipos em diversas áreas do conhecimento

Dentre os projetos expostos, Auxílio ao Diagnóstico de Câncer a partir de MicroRNAs em Amostras de Sangue, Mineração de Opiniões em Redes Sociais com Programação Genética, Análise Preditiva de Complicações de Pacientes Diabéticos, Chatbot Marketeiro (identificação do funil de vendas e jornada do consumidor) e Detecção de Perfil de Consumidor (Deep Profile).

IntegrAção

O IntegrAção é um evento anual realizado pelo curso de Ciências da Computação do INF, proposto para calouros e veteranos. Iniciado nesta segunda-feira (14/8), teve incluídos, em sua programação, apresentação da graduação e seus projetos, bem como palestras e worshops. As atividades se encerram na noite desta terça-feira (15/8), com exposições de trabalhos relacionados à Inteligência Artificial. A mostra dos 25 projetos será feita por meio de pôsteres objetivando a divulgação de um dos pilares considerados, por especialistas, como a era da nova revolução industrial.

 

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última Hora Instituto de Informática workshop inteligência artificial