Para Suplicy, Brasil precisa superar desigualdade social

Em 20/07/17 10:46.

Vereador de São Paulo falou sobre Renda Básica de Cidadania durante sua participação no 43º Encontro Nacional de Estudantes de Economia

Texto: Angélica Queiroz

Fotos: Carlos Siqueira

"Homem mulato aparentando entre 25 e 30 anos é encontrado morto na Estrada do M'Boi Mirim sem número. Tudo indica ter sido acerto de contas entre quadrilhas rivais. Segundo a polícia, a vítima tinha vasta ficha criminal". O trecho faz parte da música Homem na Estrada, do Racionais MC, que o vereador de São Paulo, Eduardo Suplicy, cantou junto com os estudantes durante sua palestra magna no 43º Encontro Nacional de Estudantes de Economia (Eneco), que está sendo realizado na UFG até o próximo sábado (22/7). A música, para Suplicy, é simbólica porque escancara as consequências geradas pela desigualdade social no país, tema problematizado por ele durante sua fala que teve como objetivo principal apresentar a proposta de instituição da Renda Básica de Cidadania no Brasil.

A Renda Básica de Cidadania, projeto de lei de autoria de Suplicy, seria uma quantia paga pelo governo suficiente para que todas as pessoas, inclusive os estrangeiros residentes, possam suprir suas necessidades básicas independente de sua origem, raça, sexo, idade, condição civil ou socioeconômica. Segundo o vereador, a proposta é melhor e mais fácil de compreender do que o Bolsa Família, porque todas as pessoas teriam o direito de receber igual quantia, eliminando a burocracia envolvida no atual programa do governo. Para Suplicy, a instituição dessa lei elevaria o grau de justiça social no país. "Se nós quisermos erradicar a pobreza e construir um país justo e solidário, com maior igualdade, provendo liberdade real para todos uma solução tão de bom senso quanto sair de casa pela porta é a Renda Básica de Cidadania", defendeu.

"A justiça política precisa ser precedida pela justiça distributiva, que torna mais iguais os desiguais", afirmou Suplicy, que fez uma retomada das primeiras reflexões sobre os ideais de igualdade e exemplos pelo mundo similares a Renda Básica de Cidadania e convidou os estudantes de Economia a conhecerem melhor a proposta e desenvolverem estudos sobre ela. "Escrevam uma carta para as autoridades cobrando o início desse projeto", provocou.

Suplicy

Suplicy presenteou estudantes com seu livro sobre o tema da palestra

Suplicy

Suplicy convidou estudantes a participar e opinar durante sua fala e cantou com a ajuda do público