Foto Capa Posse INF

Empossada nova diretoria do Instituto de Informática da UFG

Em 26/06/17 16:08.

Sérgio Teixeira de Carvalho e Vinícius Sebba Pato assumem como diretor e vice, respectivamente

Texto: Luciana Gomides

Fotos: Carlos Siqueira

Os professores Sérgio Teixeira de Carvalho e Vinícius Sebba Pato foram empossados como diretor e vice-diretor, respectivamente, do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF/UFG). A cerimônia foi realizada na tarde desta segunda-feira (26/6), com a presença do reitor da UFG, Orlando Amaral, além do diretor da gestão anterior, professor Eduardo Simões de Albuquerque.

Foto mesa

Reitor da UFG, Orlando Amaral assina o termo de posse da nova diretoria do Instituto de Informática

Sérgio Teixeira destacou três pontos, sendo eles a gratidão pela experiência proporcionada pela Universidade e apoio recebido pelo INF, a honra em assumir um cargo de tamanha responsabilidade e, por fim, os desafios em ampliar a representação do Instituto como gerador de Tecnologia da Informação (TI) dentro e fora da UFG. "O INF tem que mostrar a que veio", reforçou, estimulando a qualificação como ponto primordial.

O novo diretor falou também sobre a importância do Instituto de Informática como desenvolvedor de profissionais de excelência e da necessidade em completar duas missões durante sua gestão – a aproximação da unidade junto à comunidade, principalmente a indústria, e fortalecer a fabricação de softwares. Para isso, contará com o trabalho do Apoema, órgão complementar vinculado ao INF que visa a pesquisa e desenvolvimento.

Vinicius Sebba

Novo diretor do Instituto de Informática, professor Sérgio Teixeira, ao lado do Reitor da UFG, Orlando Amaral

O novo vice-diretor, Vinícius Sebba, destacou a incessante busca pela qualidade de ensino e serviços prestados pelo INF. Registrando o intuito de continuar os trabalhos da gestão anterior, relembrou a própria experiência como coordenador de cursos, de onde, mesmo a distância, pode observar os desafios enfrentados pela pós-graduação, à qual pretende atender com o mesmo esmero dispensado à graduação. Outro item que terá destaque na gestão, segundo ele, é a extensão como prestação de serviços à sociedade.

O ex-diretor, professor Eduardo Simões de Albuquerque, fez uma reflexão sobre os quatro anos de gestão, mencionando o implemento do corpo docente e servidores técnico-administrativos. Destacou também o processo de crescimento da Universidade, acompanhado pela evolução do Instituto, incluindo a entrega da nova sede. O ex-diretor fez questão de agradecer a participação dos professores no processo de gestão, frisando o esforço empregado na reformulação do projeto pedagógico.

Vinicius INF

Professor Vinícius Sebba, vice-diretor do INF, recebe portaria de posse das mãos do reitor Orlando Amaral

Encerrando a cerimônia, o reitor da UFG, Orlando Amaral, relembrou o luto em razão do trágico acidente envolvendo o estudante de Veterinária, Lucas Silva Mariano. Em seguida, mostrou a necessidade de celebrar a posse dos novos diretores do INF como forma de renovação de espírito da unidade. Elogiou ainda o crescimento do Instituto, apesar do momento de crise enfrentando pelas Instituições Federais de Ensino.

Orlando Amaral destacou também a gratidão pelos serviços proporcionados pela UFG, além do privilégio em trabalhar em uma instituição que permite às unidades acadêmicas a liberdade em suas tomadas de decisão. Ao encerrar seu discurso, reforçou que, assim como um reitorado, a direção de uma unidade de ensino não se faz encerrada em um gabinete, mas, principalmente, em conjunto com os gestores da própria Universidade.

Currículos
Sérgio Teixeira de Carvalho é graduado em Ciências da Computação pela UFG, Mestrado e Doutorado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), além de Especialização em Educação a Distância pela Universidade Católica de Brasília (UCB). É professor efetivo do INF desde 2006, atuando no mestrado, na especialização e na graduação. Com vasta experiência profissional, atuou como vice-diretor na gestão anterior.

Professor adjunto do INF, Vinícius Sebba Pato possui doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Pierre et Marie Currie - Paris 6, mestrado em Engenharia de Computação pela UFG e graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Salgado de Oliveira. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, com ênfase em Sistemas Inteligentes.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última hora inf Instituto de Informática