Hospital das Clínicas inaugura Ressonância Magnética

Hospital das Clínicas inaugura Ressonância Magnética

Em 22/06/17 08:59.

Também foram inaugurados o novo espaço da Farmácia Ambulatorial e as mudanças do Pronto Socorro

Texto: Thalízia de Souza / Ascom HC

Fotos: Carlos Siqueira

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugurou na manhã desta quarta-feira (21/6) o novo serviço de diagnóstico por meio do exame de ressonância magnética. Na oportunidade, também foi inaugurado o novo espaço para a Farmácia Ambulatorial e reinaugurado o Pronto Atendimento, que passou por reformas.

A cerimônia de inauguração foi realizada pelo reitor da UFG, Orlando Amaral, pelo presidente da Ebserh, Kléber de Melo Morais, e pelo superintendente do HC, José Garcia Neto. O presidente da Ebserh, Kleber Morais, destacou o respeito da estatal vinculada ao Ministério da Educação pela autonomia universitária. "É muito importante a sintonia entre o reitor, o superintendente e Ebserh para o sucesso do hospital. A indicação do superintendente pelo reitor é uma prerrogativa expressa no contrato entre a Ebserh e a Universidade", salientou.

Hospital das Clínicas inaugura Ressonância Magnética

Inauguração da ressonância magnética beneficiará não só estudantes e profissionais, mas toda a população

Segundo o superintendente do HC, José Garcia Neto, somente após 28 anos, desde que o exame de ressonância magnética passou a ser oferecido em Goiás, em 1989, é que o HC/UFG teve condições de prestar o serviço à população do estado.  Para isso, foi fundamental o trabalho e empenho da Ebserh na implementação do novo serviço no HC. "Apenas seis meses depois de o professor Kleber ter nos garantido que a ressonância magnética funcionaria, ela funcionou. Nós passamos por um momento de transformação, positivo, andando para a frente", afirmou.

Para o reitor da UFG, Orlando Amaral, quem recebe o presente são os profissionais, os estudantes e a população, que poderão usufruir das melhorias. "Mesmo diante das dificuldades enfrentadas pela Universidade nesse momento em que todo o país está em crise, podemos perceber que a UFG continua crescendo e não para", salientou. Orlando Amaral destacou o apoio do presidente da Ebserh, Kleber Morais, "que não mede esforços para dar melhores condições aos hospitais da Rede Ebserh".

Hospital das Clínicas inaugura Ressonância Magnética

Cerimônia de inauguração contou com autoridades da UFG, do HC e da Ebserh

Ressonância Magnética
O HC/UFG será a segunda unidade da rede pública de saúde em Goiânia a oferecer o exame de ressonância magnética, que é o mais avançado e moderno na medicina em diagnóstico por imagem para a última conclusão de doenças neurológicas, cardíacas, ortopédicas e de tumores cancerígenos. O exame permite fazer o diagnóstico de grandes e pequenas isquemias cerebrais, de infarto do miocárdio, de tumores da mama, do abdome, da próstata e de lesões de ligamentos, cartilagens e tendões.

O chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem do HC/UFG, Kim-Ir-Sen Santos Teixeira, destacou a relevância do exame ser oferecido na rede pública de saúde. "Nós temos condições de realizar de 30 a 40 exames por dia. O serviço vai funcionar 24 horas para que nós possamos atingir esse objetivo", afirmou Kim-Ir-Sen Teixeira após dizer que, antes do HC/UFG, o procedimento era realizado somente por uma instituição, que atendia toda a demanda de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado de Goiás.

O HC/UFG adquiriu também uma estação de trabalho que, por meio de um software avançado, dará suporte ao equipamento de ressonância magnética na reconstrução e processamento das imagens.

Vantagens
O equipamento de ressonância magnética adquirido pelo HC/UFG é um dos mais modernos existentes no mercado, que fornece imagens de alta resolução, muito superior às imagens do exame de tomografia. O aparelho possui oito canais com bobinas para sistemas de estudo cardiológico, estudo neurológico, estudo da mama, da próstata, músculo-esquelético e estudo da região torácica.

Outra vantagem do equipamento em relação ao de tomografia é a realização do exame sem a necessidade de uso de contraste venoso ou, se necessário, com o uso de contraste menos reativo, provocando menos reações alérgicas. O equipamento foi adquirido com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) pelo valor de R$ 1,605 milhão.

Hospital das Clínicas inaugura Ressonância Magnética

HC/UFG é a segunda unidade da rede pública de saúde em Goiânia a oferecer o exame de ressonância magnética

Outras inaugurações
A Farmácia Ambulatorial passa a funcionar em um novo espaço, antigamente destinado ao Acolhimento do Pronto Socorro do HC, para melhor acolher os pacientes que recebem medicamentos para tratamento. Atualmente, a Farmácia Ambulatorial do hospital realiza aproximadamente mil atendimentos por mês aos usuários dos programas de Oncologia, Hematologia, HIV/Aids, Tuberculose, Hanseníase, Chagas, Leishmaniose e Influenza H1N1. "O novo espaço conta com três consultórios, garantindo ao farmacêutico e usuário a privacidade e sigilo das informações durante o atendimento, o que anteriormente não era possível em virtude da estrutura física inadequada", destaca Flávio Henrique Costa de Oliveira, chefe do setor de Farmácia Hospitalar do HC/UFG.

Também foi reinaugurada a nova estrutura do Pronto Socorro, que conta com novo espaço para acolhimento dos pacientes e o atendimento da Ortopedia de urgência. "Para oferecermos um melhor atendimento aos usuários em situação de urgência, o setor de acolhimento agora funcionará junto ao Pronto Socorro, atendendo às normas preconizadas pelo Ministério da Saúde", explica Nilde Resplandes dos Santos, enfermeira e chefe da Unidade de Urgência e Emergência do HC.

Após a reforma, o Pronto Socorro do HC passou a contar com quatro consultórios, sala para procedimentos especiais, sala para confecção de gesso e salas para atendimento de acordo com o nível de gravidade do paciente: sala vermelha para atendimento de pacientes críticos, sala amarela para atendimento de pacientes semicríticos, e sala verde para pacientes não críticos. As áreas do Pronto Socorro e da Farmácia Ambulatorial do HC somam 1.183,30 metros quadrados e o valor da obra foi de R$ 2,3 milhões, cujo recurso foi oriundo do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

Visita Ebserh

O superintendente do HC, José Garcia, e o presidente da Ebserh, Kleber Morais, também estiveram no gabinete do reitor Orlando Amaral, para estreitar os lanços institucionais que viabilizam importantes parcerias. Para Kleber Morais, as obras e serviços inaugurados no HC/UFG são importantes não apenas para o ensino, a pesquisa e a extensão, mas também para a população carente que necessita desses atendimentos de forma gratuita.

Fonte: Ascom HC

Categorias: última hora Hospital das Clínicas