LAMAF

Centro de Aulas das Engenharias e Lamaf são inaugurados

Em 22/05/17 13:33.

Os prédios atendem demandas de ensino, pesquisa e extensão das Escolas das Engenharias

Texto: Carolina Melo

Fotos: Carlos Siqueira

Na manhã desta segunda-feira (22/5), a Universidade Federal de Goiás (UFG) inaugurou oficialmente o Centro de Aulas das Engenharias e o Laboratório de Materiais e Processos de Fabricação (Lamaf), no Câmpus Colemar Natal e Silva. Os prédios estão entre os últimos a serem entregues como parte do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). A cerimônia reuniu diretores das Escolas das Engenharias, gestores, docentes e acadêmicos.

Assim como ressaltou o reitor da UFG, Orlando Amaral, a Universidade irá concluir, esse ano, o conjunto de obras planejadas, desde 2007, com o objetivo de ampliar o acesso e a permanência na educação superior. Segundo ele, as obras entregues são a concretização de um intenso trabalho de planejamento e gestão. “Antes do projeto, a UFG tinha 200 mil m² de área construída. Hoje temos 400 mil m². Faço aqui minha homenagem a todos os que se envolveram no projeto de expansão das universidades brasileiras”, afirmou.

Centro de Aulas

Centro de Aulas das Engenharias

O Centro de Aulas têm espaços de convivência, estudos e laboratórios de Informática

Para o diretor da Escola de Engenharia Civil e Ambiental, professor Frederico Martins Alves, a inauguração oficial celebra a resolução de uma série de gargalos que os cursos das Engenharias enfrentavam. “O momento é de alegria, mas devemos continuar caminhando no sentido de ampliar o acesso à comunidade”, afirmou.

Inovação

O Centro de Aulas das Engenharias contém 15 salas de aulas, quatro laboratórios de Informática, uma sala de permanência para os professores, uma sala para a Elo Engenharia Júnior, e, como inovação, uma sala de permanência para os acadêmicos e cinco espaços para os Centros Acadêmicos dos cursos, além da zeladoria. “O prédio permite um ambiente mais integrado, que cria condições para um melhor aprendizado dos acadêmicos”, observou o diretor da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação, professor Marcelo Stehling de Castro.

Sala de Permanência

Na sala de permanência, acadêmicos podem se reunir para estudar

O Laboratório de Materiais e Processos de Fabricação (Lamaf) irá atender disciplinas dos cursos de Engenharia Mecânica, Civil e Elétrica. É direcionado para ensaios mecânicos e produção de componentes, análise e ensaio de materiais e propriedades mecânicas, entre outros. O laboratório também contém um robô multiprocesso que manipula objetos e é utilizado especialmente para a automação de soldas.

Laboratório Lamaf

Lamaf

Laboratório de Materiais e Processos de Fabricação (Lamaf) atenderá diversas disciplinas das Engenharias

Fonte: Ascom UFG