evento fungos

Cerimônia de abertura do ISFUS valoriza intuição científica

在 08/05/17 11:31 上。

Evento organizado pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública reúne pesquisadores de 14 nacionalidades

Texto: Carolina Melo

Fotos: Ana Fortunato

A intuição, a curiosidade e o amor foram considerados impulsos para o conhecimento científico pelo professor do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), Drauzio Eduardo Rangel. A fala do docente buscou inspirar e motivar os participantes durante a cerimônia de abertura do II International Syposium on Fungal Stress (Isfus) na manhã desta segunda-feira (8/5). O evento recebe pesquisadores de 14 nacionalidades em palestras que discutem o estresse em fungos, durante os dias 8 e 11 de maio.

Segundo Drauzio Rangel, os acadêmicos devem seguir o coração e serem abertos à curiosidade de uma criança para que a inspiração permita aflorar o conhecimento científico. O evento busca entender como os fungos lidam com o estresse e suas implicações. “O fungo está presente no nosso dia a dia, fungos são utilizados para produção de medicamentos, bebidas e alimentos”, afirmou.

evento fungos

Cada vez mais se entende que ciência se faz em rede, afirma Maria Zaira Turchi, presidente da Fapeg

Presente na mesa diretiva, a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, valorizou a rede de compartilhamentos e a perspectiva global dos estudos acadêmicos propiciadas pelo evento. “Os tempos são difíceis, apesar do pouco incentivo financeiro é muito bonita a determinação dos docentes em fazer as coisas acontecerem. Parabenizo o idealizador do evento, professor Drauzio Rangel. A ciência realmente se faz em rede”.  Segundo Maria Zaira, o Brasil tem bons professores e pesquisadores e é preciso criar condições para estar nestas redes.

A diretora do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira, lembrou que o evento marca os 50 anos do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública. “É uma alegria comemorar esse tempo de pesquisa e extensão agregando diferentes pesquisadores em prol da temática sobre fungos”, disse. Também participaram da mesa diretiva o chefe de gabinete da reitoria, professor João Teodoro Pádua, o professor da Universidad de Sevilla, Luis Corrochano, professor da Queen’s University Belfast (QUB), John Hallsworth, e professora Aline Alda Rangel.

Divulgação científica

evento fungos

Estudantes que tiveram trabalhos científicos bem avaliados receberam premiações

Os palestrantes do segundo ISFUS poderão publicar seus artigos em uma edição especial intitulada Biology of Fungal Systems under Stress no periódico Fungal Biology da British Mycological Society, uma publicação da Elsevier. Durante o evento, quatro alunos de graduação e pós-graduação que tiveram as melhores avaliações em trabalhos submetidos no simpósio foram premiados pela Elsevier.

资源: Ascom UFG

类别: IPTSP IFUS última hora