Cecilia

Professora da UFG é reconhecida internacionalmente

Em 12/04/17 09:12.

Estudo de Cecilia Czepak sobre Helicoverpa armigera foi publicado na Nature, em trabalho conjunto com grupo australiano

A professora da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (EA/UFG), Cecilia Czepak, junto a outros pesquisadores, investigou uma praga exótica, a Helicoverpa armigera. O estudo foi publicado na revista Pesquisa Agropecuária Tropical (PAT) e chamou a atenção do Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO).  O grupo australiano se uniu à iniciativa de Cecília Czepak para aprofundar a pesquisa e produziu um artigo publicado em março, na revista científica britânica Nature.

A principal linha de pesquisa se baseia em estudos do DNA mitocondrial e no cruzamento de dados sobre a comercialização de produtos agrícolas no Brasil. “Não foi fruto de bioterrorismo, mas sim do descuido na fiscalização dos produtos agrícolas importados pelo governo brasileiro”, afirma Cecilia Czepak. A docente também ressaltou a importância da iniciativa para a biossegurança, pois detecta falhas importantes no sistema quarentenário brasileiro.

Levando em consideração a globalização e os riscos que uma praga como essa pode causar à agricultura, a Helicoverpa armigera tornou-se uma preocupação mundial.  A pesquisa recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) para coleta das amostras. Por meio de autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o material foi enviado para pesquisadores da Austrália.

Fonte: Ascom Adufg Sindicato

Categorias: Última hora