Workshop Multicultural da UFG Capa

UFG dá as boas-vindas a estudantes estrangeiros

Em 08/03/17 18:23.

Eles participaram do tradicional Workshop Multicultural promovido no início do ano letivo pela Universidade

Texto: Patrícia da Veiga

Fotos: Adriana Silva

A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) estima que aproximadamente 300 pessoas naturais de outros países circulem atualmente pelas unidades da Universidade Federal de Goiás (UFG). Essa população é composta por estudantes de graduação, pós-graduação e professores. Atento a este universo que cresce a cada ano e que precisa ser integrado à comunidade universitária, a CAI realizou nesta quarta-feira (8/3) o VII Workshop Multicultural da UFG. A partir do tema "acolhimento e integração dos acadêmicos estrangeiros", o evento desenvolveu uma dinâmica de apresentação entre os participantes e transmitiu informações sobre o funcionamento da universidade. Também foram entregues mapas e materiais de divulgação do território goiano.

Mesa de abertura do Workshop Multicultural da UFG

Gestores da UFG receberam os estudantes estrangeiros no VII Workshop Multicultural

Na oportunidade, o reitor Orlando Amaral e os pró-reitores de Graduação, Luiz Mello, Pós-Graduação, Jesiel Carvalho, e Extensão e Cultura, Giselle Ottoni, além da coordenadora de Assuntos Internacionais Ofir Bergemann, deram as boas-vindas ao grupo. Em sua fala, Luiz Mello destacou o cenário de acolhimento e diversidade cultural brasileira, em contraponto às dificuldades que vêm sendo enfrentadas no que diz respeito à política, à economia e à organização social. "Portanto, aproveitem o que temos de bom, mas também se portem com responsabilidade, não exorbitem, estudem bastante, sejam cuidadosos e se comuniquem", aconselhou o professor.

Essa comunidade estrangeira que realiza atividades na UFG vem de diversas partes do mundo: México, África do Sul, Portugal, Rússia, Nova Zelândia, Espanha, Colômbia, França, Suécia, Argentina, Alemanha, Moçambique, República Democrática do Congo, Timor Leste. Tem como propósito realizar intercâmbio, estágio de pesquisa, frequentar os cursos regulares ou estreitar seus laços acadêmicos com investigadores locais.

Oportunidades

Ainda como parte da programação, o professor Francisco Quaresma, diretor da Faculdade de Letras (FL), apresentou os cursos de idiomas do Centro de Línguas, e o diretor da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD), Ari Lazzaroti, forneceu informações sobre as atividades de extensão realizadas na unidade. Representantes do Banco do Brasil e dos Correios foram convidados a falar sobre como as respectivas empresas públicas podem dar suporte aos estrangeiros.

Ao final, foi oferecido um coffee break organizado por Saturnina Costa, natural de Guiné-Bissau e egressa do curso Ecologia e Análise Ambiental.

Recepção de estrangeiros no Cine UFG

Professores e estudantes estrangeiros na plateia do Cine UFG, durante o VII Workshop Multicultural, realizado pela CAI

Apresentação de dança alunos FEFD

O evento contou também com uma apresentação artística feita por estudantes da Licenciatura em Dança