Regional Goiás realiza projeto de intervenção_03.png

Regional Goiás prepara projeto de intervenção arquitetônica

Em 07/03/17 10:55.

Área entre a nova Biblioteca e o Restaurante Universitário ganhará espaço que retoma o antigo Horto Botânico, que teria existido no século XVIII

Texto e fotos: Weberson Dias

Um grupo de professores da Regional Goiás da Universidade Federal de Goiás e instituições parceiras estão trabalhando em um projeto de intervenção para a área onde está localizada a nova Biblioteca e o Restaurante Universitário da Regional. O projeto visa levantar memórias sobre o antigo Horto Botânico, que teria existido no século XVIII, numa extensão que ia do Largo da Igreja da Boa Morte até a região do Hotel Vila Boa.

Na manhã desta segunda, 6/2, as professoras envolvidas no projeto, Maria Meire de Carvalho, Camila Gomes, Ariane Borges, todas da UFG, e o professor parceiro, Uelinton Rodrigues, do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), visitaram o espaço que receberá o projeto de intervenção. O professor emérito e diretor da Unidade de Conservação da UFG (Herbário), José Ângelo Rizzo, também participou da visita. Na oportunidade, foram discutidos e apresentados os projetos, visando o apoio mútuo e a troca de experiências. Ângelo Rizzo demonstrou entusiasmo e se colocou à disposição dos projetos. Ficou acertado que o grupo irá realizar outras visitas para enriquecer os trabalhos a serem realizados.

Regional Goiás realiza projeto de intervenção.png

Professores Uelinton Rodrigues (UEG), Camila Gomes  (UFG), José Ângelo Rizzo  (UFG), Maria Meire de Carvalho (diretora Regional Goiás/UFG) e Ariane Borges  (UFG) se reuniram após visita a futura área da intervenção

Segundo a professora Maria Meire de Carvalho, a ideia da realização da intervenção teve início em agosto de 2016, a partir de inquietações sobre a suposta existência do Horto Botânico na antiga Vila Boa. “A partir disso, o grupo começou a discutir o projeto e fazer o levantando documental, que tem a preocupação e a responsabilidade de contribuir com a preservação e memória da história local". A professora explicou que intervenção será realizada nas imediações da Av. Dr. Deusdete Ferreira e as ruas que circundam a Biblioteca e o Restaurante Universitário da UFG na Rua do Horto.

A Universidade Estadual de Goiás (UEG), o Instituto Federal de Goiás (IFG), o Museu das Bandeiras (MuBan), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), bem como da Fundação Educacional da Cidade de Goiás – Casa Frei Simão Dorvi. Outras parcerias foram firmadas com cursos da UFG Regional Goiânia, artistas plásticos, além de arquivos públicos e privados.

Regional Goiás realiza projeto de intervenção_02.png

Projeto de intervenção irá ser implementado na área entre a Biblioteca e Restaurante Universitário

Projetos

As equipes realizaram a elaboração de dois projetos “guarda-chuvas”. O primeiro intitulado “Patrimônio e paisagem: desvelando memórias e representações sobre o território cerratense e horto botânico” é coordenado pela professora do curso de Serviço Social, Maria Meire de Carvalho. Segundo ela, o objetivo foi pensar a intervenção a partir de entrevistas, rodas de conversa, relatos orais da comunidade local e moradores da terceira idade. "Entendemos que memória é isto que ficou sobre o horto botânico e suas ressignificações em Vila Boa", completou a professora.

Já o projeto coordenado pela professora de Arquitetura e Urbanismo, Camila Gomes, “Expedições: caminhos a dentro e caminhos afora” prevê realizar expedições para conhecer a vegetação nativa cerratense. “Vamos pensar expedições no território vilaboense e, posteriormente, incorporar o que os viajantes falam destes lugares e que tipo de vegetação foram relatadas pelos viajantes do século XIX, por exemplo. Queremos conhecer melhor o território, como o Morro do Careca e a Serra Dourada”, afirmou ela, destacando que o material produzido será utilizado pela comunidade local.

Biblioteca Regional Goiás_07

Nova Biblioteca da Regional Goiás