HC pronto socorro

HC-UFG reinaugura setor de Pronto Socorro após reforma

Em 02/03/17 10:14.

Unidade passou por obra e aquisição de novos equipamentos para oferecer assistência com qualidade e conforto aos pacientes em estado de urgência e emergência

O Hospital das Clínicas (HC) da UFG, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), reinaugurou nesta quinta-feira (2/3) o setor de Pronto Socorro. A unidade passou por reforma e recebeu novos equipamentos, que vão permitir ao HC-UFG prestar uma assistência com qualidade e conforto aos seus pacientes. Um café da manhã foi servido na recepção do Pronto Socorro para marcar a reinauguração da unidade, onde o superintendente do HC-UFG/Ebserh, José Garcia Neto, juntamente com a equipe de governança do hospital, a chefe da Unidade de Urgência e Emergência do HC, enfermeira Nilde Resplandes dos Santos, e o responsável técnico do setor de Pronto Socorro, médico Francisco Albino, se reuniram com os profissionais das equipes médica e de enfermagem do Pronto Socorro.

Reforma HC

“Era um sonho ver nossa unidade reformada, portanto vamos trabalhar, a partir de agora, com uma rotina nova, fluxo novo e em um espaço melhor para oferecermos um atendimento com qualidade aos nossos pacientes”, afirmou a chefe da Unidade de Urgência e Emergência, Nilde Resplandes. Ela também agradeceu aos profissionais do Pronto Socorro, que não deixaram de prestar atendimento aos pacientes durante a reforma. “Mesmo com dificuldades, não fechamos as portas do Pronto Socorro nesse período de obras para que nenhum paciente ficasse sem atendimento”, ressaltou Nilde.

Egresso da Faculdade de Medicina da UFG, ex-residente do HC-UFG e, atualmente, médico do quadro de pessoal da Ebserh, Francisco Albino, que é responsável técnico pelo Pronto Socorro do HC, declarou que é uma grande alegria para ele ver melhorias como essa sendo realizadas. “Metade da minha vida eu passei aqui, por isso eu tenho um grande satisfação em trabalhar aqui e buscar melhorias para o nosso hospital.”

Superintendente do HC-UFG/Ebserh, José Garcia Neto, considerou essa como uma etapa de vitória para o hospital, que conseguiu vencer muitas dificuldades junto aos gestores de saúde, “que não compreendem as necessidades dos serviços de saúde” e, segundo ele, tentando reduzir gastos, não demonstram interesse em financiar as ações dos hospitais, que são altamente complexas. “A princípio o valor investido nessa obra pode parecer grande, mas, em um contexto geral, é muito pouco perto do que se gastam por aí de maneira supérflua e irresponsável, enquanto aqui o recurso está sendo bem aplicado”, afirmou. O superintendente também agradeceu aos profissionais do Pronto Socorro que trabalharam durante muitos anos em um ambiente tão precário e com condições de atendimento tão difíceis ao lembrar que o espaço físico do Pronto Socorro foi construído na década de 1960. “É um espaço antigo, com pé direito baixo e precárias condições de ventilação e de iluminação.”

“O ideal é que possamos chegar um dia a um ter um espaço muito melhor que esse, mas hoje já estou muito satisfeito, pois o mais importante é cada passo dado na estrada que estamos caminhando para realizarmos nossos serviços, principalmente o serviço de urgência, que recebe o paciente quando ele está em um momento mais crítico e fragilizado”, ressaltou o superintendente. José Garcia Neto informou ainda que já foi liberado todo o montante do recurso que havia sido destinado no ano passado, por meio de emendas parlamentares, para a finalização da obra do novo edifício do HC-UFG. “A nossa intenção é ampliar esse atendimento e oferecermos 100 leitos de urgência e emergência no novo prédio”, afirmou José Garcia. Com a liberação desse recurso, a obra está prevista para ser entregue em novembro de 2018.

Reforma

A área, que possui 1.123 m2, passou por reforma no piso, paredes, instalações elétricas e hidráulicas, telhado, forro, iluminação, pintura e troca das esquadrias. Todos os ambientes também foram climatizados e informatizados. O valor da obra foi de R$ 2,3 milhões, cujo recurso foi oriundo do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf), do Ministério da Educação, destinado por meio da Ebserh.  O setor de Pronto Socorro também recebeu equipamentos novos. Foram adquiridos 12 leitos para internação, 10 ventiladores mecânicos, 10 monitores multiparamétricos e seis poltronas para acompanhantes.

Com a reforma, o Pronto Socorro passará a funcionar com quatro consultórios, sala de gesso, sala de Raio-X, sala de procedimentos especiais e três salas com 12 leitos para a internação de pacientes de acordo com a sua classificação de risco, sendo a Sala Verde para pacientes não críticos, Sala Amarela para pacientes semi críticos, e Sala Vermelha para pacientes críticos. Os banheiros foram adaptados para idosos e portadores de necessidades especiais, com a instalação de barras de apoio e portas em tamanho adequado para a passagem de cadeiras de roda. A obra incluiu ainda a reforma da recepção, dos ambientes para repouso das equipes médica e de enfermagem e a área de convivência dos funcionários.

HC pronto socorro

Ebserh E Programa Rehuf

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Fonte: Ascom HC

Categorias: HC/UFG Última Hora