Biblioteca Goiás 04

Gestores visitam nova Biblioteca da UFG na Cidade de Goiás

Em 16/02/17 11:08.

Inauguração deve acontecer nos próximos meses. Biblioteca irá disponibilizar para a comunidade mais de 18 mil livros, periódicos e jornais

Texto e fotos: Weberson Dias

Na manhã desta quarta-feira (15/2), a diretora da Regional Goiás, Maria Meire de Carvalho, realizou uma visita técnica na Biblioteca Central da Regional Goiás para verificar a logística do espaço e os últimos detalhes para a inauguração da seccional. O prédio novo tem na arquitetura e fachada elementos característicos locais e de época da cidade, sendo, no entanto, contemporâneo e obedecendo o conjunto arquitetônico da cidade. A estrutura do telhado é todo de telha cerâmica tipo colonial.

O prédio conta com 1.240m² de área total construída e quando estiver em funcionamento, terá capacidade geral para 18.800 livros e um acervo de referência de até 3 mil títulos, entre periódicos e jornais. Além disto, a seccional conta com acessibilidade para portadores de necessidades especiais. A nova biblioteca está localizada na Avenida Dr. Deusdete Ferreira de Moura, no Centro Histórico, ao lado da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

A diretora da Regional Goiás adiantou que a inauguração da nova biblioteca deve acontecer neste semestre letivo, especialmente para comemorar o aniversário de oito anos da regional. "As modernas instalações da biblioteca além de proporcionar melhores condições de estudo e conforto, será um presente para toda a comunidade vilaboense", comemorou. Durante a visita Maria Meire destacou ainda que os equipamentos a serem instalados são de primeira qualidade, sublinhando que a organização da biblioteca tem com base os padrões de qualidade exigidos pela UFG.

Biblioteca Goiás 03

Equipe gestora visita instalações da nova biblioteca da Regional Goiás

A coordenadora da Biblioteca, Esdra Basílio, destacou a importância das novas instalações da Biblioteca. “A biblioteca é um espaço de convivência e produção de conhecimento, além de cumprir seu principal papel que é atender os cursos de graduação e pós-graduação ministrados na Universidade". Ainda segundo a coordenadora, a inauguração do prédio novo da biblioteca propiciará um o ganho cultural para a Cidade de Goiás, tendo em vista que o espaço será aberto a toda a comunidade.

A visita monitorada foi acompanhada por uma equipe, formada pela coordenadora da biblioteca, Esdra Basílio, o gerente do Centro de Recursos Computacionais, Lucas Fagundes, o servidor do Cercomp, Paulo Santana, o assessor de comunicação, Weberson Dias e o técnico terceirizado, Edney de Souza.

Estrutura

A nova biblioteca conta com dois pavimentos para atendimento ao público e área administrativa. No pavimento térreo foram monitoradas as modernas instalações do prédio, como o pátio de convivência,  sala de estudos com acesso à internet Wi-Fi, sala de estudos em grupo para 45 pessoas e 15 gabinetes individuais, além do balcão de empréstimo e sala pedagógicas que possibilitarão que docentes e discentes desenvolverem suas atividades.

No segundo pavimento, a equipe visitou também a área administrativa interna, elevador com capacidade para 6 pessoas, ambiente de estar além das salas didáticas, de áudio e vídeo e multimídia. A biblioteca conta ainda com uma arena aberta com arquibancada para apresentações.

Intervenção

De acordo com a professora Maria Meire de Carvalho, já foram confirmadas a contratação de nove servidores terceirizados que atuarão na nova unidade. Ela destacou ainda, durante a visita, que uma parceria dos cursos de Arquitetura e Direito da Regional, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG), Museu das Bandeiras (Muban) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) garantirá um projeto de intervenção sobre a memória do antigo Horto Botânico, que teria existido no século XVIII, numa extensão que vai do Largo da Igreja da Boa Morte até a região do Hotel Vila Boa. O projeto prevê ainda o paisagismo da Biblioteca Central com plantas nativas e frutas comestíveis do Cerrado.

Biblioteca Goiás 02

Espaço foi pensado para preservar os aspectos arquitetônicos da Cidade de Goiás

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: última hora Regional Goiás