MBA

Media Lab abre inscrições para MBA em Inovação e Conectividade

Em 20/01/17 13:28.

Curso de especialização integra ações de capacitação de rede criada pelas universidades brasileiras de desenvolvimento em inovação mídias interativas

Estão abertas as inscrições para a Especialização MBA In.Connect de Inovação e Conectividade - IoT e Big Data oferecido pelo Media Lab/BR, com aulas a serem realizadas na unidade da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. A inscrição é no valor de R$150,00 e deve ser feita até o dia 1º de fevereiro na secretaria do Media Lab/UFG, localizado na Rua Samambaia, Vila Itatiaia. Mesmo local onde as aulas serão ministradas a partir do dia 3 de março de 2017. Para a turma deste ano, são oferecidas 25 vagas.

O MBA é indicado para graduados ou estudantes dos cursos de engenharia, computação, informática, administração, sistemas e gestão da informação e áreas correlatas. Bem como empresários, consultores e gestores das áreas de tecnologia, buscando atualização profissional ou geração de novos produtos e negócios relacionados à inovação e conectividade.

O curso presencial possibilita a capacitação de profissionais para pesquisa desenvolvimento e a inovação em tecnologias e processos de negócios que envolvam dados massivos e em escala - Big Data. Ademais, busca proporcionar a compreensão das oportunidades de inovação geradas pela ampliação do alcance da Internet; a conectividade em rede de novos objetos materiais por meio da IoT (Internet of Things - "Internet das Coisas") e suas aplicabilidades nas diversas áreas de conhecimento, aliado às ferramentas tecnológicas.

A especialização, com carga horária de 420 horas, tem duração de 22 meses, sendo 18 de aulas presenciais com encontros semanais - realizados no período noturno nas sextas-feiras e aos sábados no período diurno - e quatro para orientação e conclusão de Trabalho de Conclusão de Curso ou produção de Artigo Científico.

O investimento total é de R$ 12.240, dividido em matrícula e mensalidades no valor de R$ 680. A coordenação é do professor Dalton Lopes Martins e a subcoordenação do professor Cleomar Rocha.

​IOT e Big Data

Segundo o coordenador do MBA In.Connect, Dalton Lopes Martins, a internet é conhecida por ser aquilo que pode ser acessado via computadores ou dispositivos móveis, mas o conceito vai além ao poder ser levado para outros objetos, tais como televisões, iluminações residenciais e públicos e demais serviços e produtos oferecidos pelo setor público e privado. Martins afirma que o termo “Internet das Coisas” refere-se a “grandes escalas” de possibilidades.

“É possível configurar padrões e controles usando celulares. Imagine as possibilidades que isso nos gera de controle de grandes serviços até público, com menos perda e mais efetividade”, diz.

Apesar de parecerem dois termos distantes, IOT e Big Data se convergem no dia a dia e estão cada vez mais presentes em empresas de grande rendimento. O domínio dos dois conceitos e implementação deles em empresas e serviços públicos trazem segurança na definição de estratégias e alcance de resultados. “Big Data traz a possibilidade de desenvolver novos algorítimos e técnicas de análise de dados e gerar conhecimento”, ressalta Martins.

Esses dados estão presentes em diversas escalas, desde mídias sociais e até sistemas de registros comerciais e públicos. “A partir deles, uma empresa pode detectar um padrão seja de consumo preferencial de um produto, mudança de comportamento ou a necessidade de um novo serviço”, exemplifica. ​

​​Sobre o Media Lab/BR

O Media Lab/BR é o maior laboratório de mídia interativa da América Latina, com unidades na Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e na Universidade de Brasília.

Fonte: Media Lab