Festa da Família 2016 Cepae

Samba, feijoada e esporte encerram ano letivo do Cepae

Em 19/12/16 11:42.

Realizada há mais de 25 anos, a tradicional Festa da Família promoveu almoço, mostra de livros e festival de lutas no Cepae/UFG

Texto e fotos: Camila Godoy

O último sábado (17/12) foi de confraternização para o Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da UFG (Cepae), onde alunos, pais e professores se reuniram para a tradicional Festa da Família. Além de proporcionar socialização, o encontro encerrou o ano letivo 2016 e fechou a programação da Mostra de Ciências, Cultura e Arte da escola (CIrCULA). A ocasião reuniu também atletas, inclusive estudantes do Centro de Ensino, para o I Festival de Lutas do Cepae.

O diretor do colégio, Alcir Horácio, acredita que a festividade é essencial para promover a harmonia entre todos: “Este não foi um ano fácil e o próximo promete ser ainda mais difícil. Para enfrentarmos tudo isso e alcançarmos o objetivo de oferecer um ensino público, gratuito e de qualidade, é necessário que a escola esteja unida. Nesse sentido, acredito que a família é uma grande parceira”.

Festa da Família 2016 Cepae

Cardápio da festa contou com feijoada tradicional e vegana

A parceria entre familiares e professores também foi destacada pelo presidente da Associação de Pais e Mestres do Cepae (AMP), Adilton Nogueira. Ele explicou que na edição deste ano os pais tiveram a ideia de realizar, junto com o almoço, uma feira de livros. “Achei muito interessante essa proposta que partiu exclusivamente deles para o incentivo à leitura. Quem passa por aqui pode ler, trocar livros ou simplesmente levá-los para casa”, completou.

Festa da Família 2016 Cepae

Feira de livros esteve à disposição para acesso, doação e leitura de todos os participantes

Pai de dois alunos da escola, Nilton Marçal aprovou a iniciativa: “É a primeira vez que venho nessa confraternização e estou admirado com a integração dos pais e a socialização com os professores”. Com opinião semelhante, a mãe de aluna Ginandrea Darques, vê na festa uma oportunidade de conhecer mais os colegas dos filhos. Ela também aproveitou a manhã para prestigiar a apresentação da filha no festival de lutas. “Minha filha fica muito tempo neste ambiente. É interessante ver o fruto desse trabalho”, avaliou.

Amiga da família, Camila Darques e a mãe Ginandrea Darques prestigiam festival

Festival de Lutas

O primeiro festival de lutas da escola é uma realização de um projeto de extensão que visa a divulgação da luta olímpica ou wrestling, como também é conhecida, na comunidade. Para tanto, o coordenador do projeto, professor Pitias Lobo, explicou que são oferecidas aulas gratuitas no Cepae, duas vezes por semana, para cerca de 50 alunos de 8 a 17 anos. Segundo ele, a iniciativa faz parte de um convênio com Confederação Brasileira de Wrestling e com a Escolinha da Caixa Econômica Federal.

No festival, crianças, adolescentes e adultos competiram durante todo o dia e arrancaram gritos da plateia. A ex-aluna da UFG, vice-campeã sul-americana de luta olímpica e presidente da Federação Goiana de Wrestling, Keila Calaça, participou da programação. “Muitos ainda não conhecem essa modalidade. Como estamos renovando os quadros dos atletas, incentivamos as crianças a participarem e elas ficam empolgadíssimas. Em Goiânia, por enquanto, apenas o Cepae está oferecendo aulas”, afirmou.

Festa da Família 2016 Cepae
Durante a manhã, iniciantes mostraram o que têm aprendido sobre luta olímpica. Já no período da tarde, atletas profissionais competiram

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última hora CEPAE Festa da Família