capa 06

LabMic reúne usuários para debates e avaliação

Em 06/12/16 16:46.

Pesquisador do Laboratório Nacional de Nanotecnologia participou do evento, que também teve uma sessão de pôsteres

Texto: Vinícius Paiva

Fotos: Carlos Siqueira

Com a presença do pesquisador de um dos mais importantes laboratórios de nanotecnologia do Brasil, foi realizada nesta terça-feira (6/12) a VI Reunião Anual de Usuários do Laboratório Multiusuário de Microscopia de Alta Resolução da Universidade Federal de Goiás (LabMic/UFG). A palestra de abertura, intitulada Structure of Lumbricus terrestris hemoglobin at nearatomic resolution by single-particle cryo-EM, foi ministrada pelo pesquisador do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano/CNPEM), Rodrigo Villares Portugal.

Em seguida, foram apresentadas as prestações de conta em relação às atividades deste ano e os usuários puderam fazer críticas e levantar sugestões quanto à atual situação do laboratório. Na sessão de pôsteres, foram expostos diversos trabalhos científicos e técnicos produzidos com o suporte do LabMic, como estudos sobre os efeitos da radiação gama e a supressão da queima da banha do arroz por fungo micorrízico.

LabMic
O LabMic é o resultado do esforço sistemático, ao longo de vários anos, de professores de diferentes unidades acadêmicas da UFG com a finalidade de implantar uma infraestrutura em microscopia de alta resolução. O laboratório tem por missão oferecer suporte em microscopia de alta resolução às áreas de pesquisa científica e tecnológica que dela necessitem e pode apoiar trabalhos em quase todas as áreas de conhecimento, desde a análise de peças raras de museus e perícia forense, até aquelas onde essas técnicas são rotineiras, como Física, Química, Biologia, Engenharias, Saúde Humana e Animal, entre outras.

professor

Professor Rodrigo Villares Portugal, do Laboratório Nacional de Nanotecnologia, ministrou a palestra de abertura

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Última hora