Bariani Ortencio

Bariani Ortencio encerra Semana do Livro e da Biblioteca

Em 27/10/16 18:30.

Escritor goiano reviveu momentos de seus 60 anos de carreira na literatura

Texto: Lorena Sousa

Fotos: Adriana Silva

Homenageado pela Academia Goiana de Letras (AGL) com o Ano Cultural 2016 em seu nome, Bariani Ortencio participou, nesta quinta-feira (27/11), do último dia de atividades da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca na Universidade Federal de Goiás (UFG). Com o tema "O livro e a biblioteca em meus 60 anos de literatura", ele reviveu momentos importantes da longa carreira que o consagrou como um dos maiores escritores goianos.

Bariani Ortencio foi comerciante, professor e até jogador do Atlético Clube Goianiense. Entre tantas atividades, o escritor contou como a literatura surgiu em sua vida, ainda na infância. "Eu tinha vontade de entrar na escola. Queria ler, mas não tinha livro", disse. Foi então que decidiu pegar escondido do primo mais velho e a vontade de escrever as próprias histórias teve início.

Carreira

As primeiras publicações de seus contos foram feitas em um jornal de São Paulo, sua terra natal. "Quando iam publicar um livro com meus contos, o jornal faliu. Juntei com o outro autor que também tinha contos no livro e pagamos a publicação", contou. Do primeiro livro para cá, são 60 anos de literatura, mais de 40 livros publicados e muitas premiações.

Na ocasião, Bariani Ortencio se lembrou com bom humor das mudanças ocorridas em cada década, todas marcadas por suas obras, que têm como tema recorrente o folclore goiano. "Hoje tenho 3.400 livros só sobre Goiás, disponíveis a todo momento para quem tiver interesse", convidou.
Ao final da palestra, o titular da cadeira número 9 da Academia Goiana de Letras abriu espaço para perguntas do público, que aproveitou para ouvir mais sobre a história da literatura goiana. Estiveram presentes na palestra professores, técnicos e alunos.

Bariani Ortencio

O escritor Bariani Ortencio ocupa a cadeira número 9 da Academia Goiana de Letras, tem 40 livros publicados e acumula prêmios

Apresentação cultural

O Grupo Gwaya, projeto de extensão do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae), realizou uma contação de histórias durante o evento. Em nome do grupo, a professora Silmara Antunes apresentou o conto Ariana Ferreira Contra o Dragão Boraque, de Luiz Pereira.

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca teve início na última terça-feira (25/10) e se encerrou hoje. Com o tema "Leitura, cultura e contemporaneidade", o evento reuniu grades nomes da literatura nacional, além de promover exposições, apresentações culturais e outras ações de incentivo a leitura.

Semana Livro

O Grupo Gwaya, projeto de extensão de Cepae/UFG, participou do encerramento da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Biblioteca Última hora