Simpósio aborda saúde da mulher e o câncer de mama

Simpósio aborda saúde da mulher e câncer de mama

Em 21/10/16 07:25.

Evento da Faculdade de Nutrição é realizado em parceria com o Programa de Mastologia do Hospital das Clínicas da UFG e premia os melhores trabalhos desenvolvidos na área

Texto: Luciana Gomides

Fotos: Carlos Siqueira

Estudantes e profissionais ligados à pesquisa do câncer de mama participaram, na tarde desta quarta-feira (20/10), da abertura do I Simpósio Multidisciplinar da Saúde da Mulher: a Saúde da Mulher e o Câncer de Mama, no auditório da Faculdade de  Nutrição da Universidade Federal de Goiás (Fanut), no Setor Universitário. Realizado pelo Grupo de Pesquisa em Nutrição e Câncer de Mama da Fanut em parceria com o Programa de Mastologia do Hospital das Clínicas (HC), o simpósio tem como objetivo contribuir para a formação profissional e acadêmica nas áreas da saúde da mulher e do câncer de mama.

A diretora da Fanut, professora Lucilene Maria de Sousa, destacou a importância de compartilhar informações e evidências científicas, bem como o papel desempenhado pela Fanut na pesquisa sobre a relação entre a nutrição e o câncer de mama. Ana Paula Perillo Carvalho, chefe da Unidade de Nutrição Clínica do (HC), corroborou com esses resultados, ressaltando a preocupação com o número de pacientes atendidas pelo ambulatório para tratamento da doença e que apresentam obesidade. 

Sob a condução da mastologista Rosemar Rahal, a palestra que deu início ao simpósio abordou a Mastectomia Profilática, assunto largamente comentado recentemente, graças à atriz Angelina Jolie. Apresentando a preocupante estatística de 57960 novos casos de câncer de mama no Brasil em 2016, a especialista esclareceu que o tratamento é indicado nos casos de propensão genética à doença, a exemplo de Jolie. Segundo ela, o  risco aumentado pode ser detectado por mapeamento genético ou modelos de risco, por onde é possível traçar todas as informações da paciente.

Simpósio aborda saúde da mulher e o câncer de mama

 

A médica frisou que, na mastectomia profilática, é retirado o tecido mamário, e não a pele, como é feito nas cirurgias de retirada de tumor. Ela, também, salientou que a paciente precisa ser munida de todas as informações possíveis, inclusive quanto à complicações, como necrose de pele, rejeição à prótese e fatores psicológicos, ligados ao grau de satisfação, auto estima e a própria preocupação com a doença. "As consequências psicológicas são ainda maiores quando a cirurgia é indicada pelo médico, e não parte da paciente", lembrou.

Rahal enfatizou a importância da mamografia no diagnóstico inicial do câncer, quando as células doentes ainda estão contidas no ducto mamário, antes de se espalhar para outros órgãos como pulmões, ossos, fígado e pleura. Isso, de acordo com ela, porque a mastectomia profilática é indicada na prevenção em pacientes com riscos hereditários, o que representa apenas 5% dos casos de câncer. Para a grande maioria, as alterações celulares são desenvolvidas por diversos fatores, dentre eles, a obesidade. Daí, a relevância das pesquisas relacionadas ao tema.

Simpósio aborda saúde da mulher e o câncer de mama

 

O evento

A programação do I Simpósio Multidisciplinar da Saúde da Mulher: a Saúde da Mulher e o Câncer de Mama vai até a noite de sexta-feira (21/10), com todas as atividades realizadas no auditório da Fanut. O evento incentiva produções acadêmicas relacionadas ao tema, premiando os três melhores trabalhos na modalidade oral. O dinheiro arrecadado será revertido em prol da pesquisa “Impacto da quimioterapia na composição corporal, perfil lipídico e glicêmico de mulheres com câncer de mama”, destinado ao pagamento das avaliações de composição corporal e óssea das pacientes com câncer de mama.

 

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última hora Fanut Programa de Mastologia do HC Câncer de mama