palestracancerdemama

Câncer de mama é tema de palestra na UFG

Em 19/10/16 15:35.

Durante Outubro Rosa, evento busca a promoção da saúde dos servidores da instituição por meio da conscientização sobre o tema

Texto: Lorena de Sousa

Fotos: Ana Furtado

Com o objetivo de trazer informação e promover a saúde dos servidores da UFG, a Escola de Agronomia recebeu, nesta quarta-feira (19/10), uma palestra sobre o câncer de mama. A atividade foi realizada pelo Sistema Integrado de Assistência a Saúde do Servidor (Siass) em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Centro de Saúde Câmpus Samambaia.

A iniciativa de realizar o evento veio dos próprios técnicos em segurança do trabalho do Siass. Caroline Medeiros, representante do Sesc, abriu a palestra agradecendo o acolhimento por parte da universidade. “O nosso objetivo principal aqui é prevenção de doenças”, disse. A profissional aproveitou a ocasião para informar que o Hospital Araújo Jorge está oferecendo, durante o mês de outubro, 850 mamografias a todas as mulheres acima de 35 anos.

palestracancerdemama

Público participou utilizando peças de roupa rosa em alusão à campanha Outubro Rosa

Prevenção

Enfermeira do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, Kezia Coelho foi a convidada para ministrar a palestra, e abordou de maneira leve e educativa o tema. "É oportuno aproveitar o mês de outubro, considerado o mês de conscientização e combate ao câncer de mama para abordar o tema com os conhecidos", garantiu. Para ela, o elemento mais importante da realização do evento evento foi incentivar os presentes a trabalharem como multiplicadores da informação.

“Com o aumento das atividades diárias, as mulheres têm deixado de lado os cuidados com a própria saúde”, explicou a enfermeira. Por isso, segundo ela, é importante que as mulheres escolham um dia do ano para realizarem visita médica como forma de prevenção, já que a detecção precoce é uma forte aliada na diminuição dos índices de mortalidade.

Para a profissional é imprescindível que as mulheres comecem a ficar de olho em seu próprio corpo e busquem ajuda médica ao notarem qualquer diferença. Ela citou como exemplos de mudanças na mama são endurecimento, vermelhidão, ardor, fluídos desconhecidos e protuberâncias. Além disso, ressaltou a necessidade de mudança de hábitos. “A nossa cultura mudou e hoje nós comemos mal. Precisamos comer melhor e nos movimentar. Realizar exercícios físicos não diminui apenas os níveis de câncer de mama, mas de várias outras doenças”, recomendou.

Dois médicos e duas enfermeiras estão disponíveis no Centro de Saúde Câmpus Samambaia para a realização de consulta e solicitação de mamografia.

palestracancerdemama

Enfermeira reforçou a importância da prevenção na luta contra a doença

Dados

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é hoje o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, perdendo apenas para o de pele não melanoma, e correspondendo de 25% dos casos novos a cada ano. Na região Centro-oeste, o índice é de 56 a cada cem mil mulheres. Os homens correspondem a cerca de 1% do total de casos. Histórico familiar, idade, menopausa tardia e menarca precoce estão entre os fatores considerados de risco.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Última hora