pensando a cidade 03

Encontro nacional propõe reflexões sobre Arquitetura e Urbanismo

Em 21/09/16 12:13.

Seminário "Pensando o Projeto, Pensando a Cidade" destaca reflexões sobre a história, teorias e tecnologias na área

Texto: Roseneide Ramalho

Fotos: Ana Fortunato

A Faculdade de Artes Visuais (FAV) realiza a partir de hoje, 21/9, o “Seminário Nacional Pensando o Projeto, Pensando a Cidade”. Mesas-redondas, debates, conferências e lançamentos de livros compõem a programação do evento que tem como proposta ampliar o debate acadêmico e contribuir para a divulgação científica no campo da Arquitetura. A abertura oficial ocorreu no auditório da Biblioteca Central (BC), no Câmpus Samambaia, com a presença de pesquisadores e estudantes da área. O início dos trabalhos foi marcado pela conferência de abertura que teve a participação das professoras Cibele Saliba Rizek, da Universidade de São Paulo (USP) e Elane Ribeiro Peixoto, da Universidade de Brasília (UnB), que falaram sobre o tema “Cidade Contemporânea”.

pensando a cidade 01

Público acompanha a cerimônia de abertura. Atividades seguem até dia 23/09

A coordenadora do Programa de Pós-graduação Projeto e Cidade da UFG e coordenadora do Seminário, Eline Maria Moura Caixeta, enfatizou a oportunidade de troca de conhecimento e debate propiciada pela realização do encontro e explicou o formato do Seminário, organizado em dois eixos temáticos: “Processos e Tecnologias de Projeto e Planejamento” e “História e Teoria da Arquitetura e da Cidade”. “O objetivo do evento é ampliar as discussões já presentes no nosso programa de pós-graduação para outras realidades do país e outras instituições de ensino, promovendo a discussão em torno da crescente produção acadêmica no setor, com enfoque em possíveis interfaces com outras áreas de conhecimento”, pontuou.

pensando a cidade 02

Professora Cibele Saliba Rizek (USP) abordou o tema "Cidade contemporânea" durante a conferência de abertura

Eline também destacou a necessidade de manter a geração de conhecimento em diálogo com a atuação de profissionais e desenvolvimento de políticas públicas. “A cidade, como lugar por excelência do homem contemporâneo, é reflexo da diferentes maneiras de pensar, construir e habitar o espaço urbano. As práticas e intervenções devem ser coerentes com essa realidade, uma vez que a cidade, em constante transformação, tem sua forma construída a partir de relações socioculturais e políticas, bem como de ordenamento territorial. Nesse contexto, é necessária reflexão que atue criticamente sobre o universo amplo dos processos adotados em todas as escaladas”, acrescentou.

Programação

O Seminário Nacional Pensando o Projeto, Pensando a Cidade prossegue com atividades até esta sexta-feira, 23/09. No período da manhã, as próximas mesas-redondas abordam as temáticas "Projeto Moderno e Cultura Disciplinar" e "Sustentabilidade e Mobilidade Urbana". Estão previstas ainda 11 sessões temáticas que ocorrem entre 14h e 18h. Ainda hoje, a partir das 20h, ocorre lançamento de livros de autoria de professores da UFG e de outras instituições de ensino superior.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Última hora FAV