Reunião - MEC

MEC reformula proposta orçamentária para 2017

Em 25/08/16 17:08.

Em reunião com a Andifes, ministro se comprometeu em encaminhar o orçamento para o próximo ano em valor equivalente ao de 2016

Texto: Denise Ribeiro

Fotos: Assessoria de Comunicação / MEC

Nesta quinta-feira (25/8), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) se reuniu com o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho. Durante o encontro, o ministro anunciou a reformulação da proposta de orçamento encaminhada anteriormente e que previa uma redução de 20%, em média, dos recursos destinados à manutenção das Universidades Federais (UFs) brasileiras em 2017. Considerando que a inflação prevista para o ano de 2016 é de cerca de 10%, a redução total de recursos financeiros poderia alcançar um percentual de 30%.

De acordo com o reitor da UFG, Orlando Amaral, que é 2º vice-presidente da  Andifes e presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da entidade, a proposta agora é a de um orçamento para 2017 em valor equivalente ao de 2016. "Não teremos aumento, mas também, e felizmente, sem o corte de 20%", contou. O reitor afirmou que o ministro garantiu a equivalência dos recursos de custeio para funcionamento das universidades.

Além do reitor da UFG, estavam presentes na reunião a presidente da Andifes, Ângela Maria Paiva Cruz, o secretário executivo da entidade, Gustavo Balduíno, e representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Para Orlando Amaral, o anúncio do ministro da Educação representa um avanço na proposta anunciada inicialmente  e reflete o papel fundamental da Andifes na defesa dos interesses das universidades federais. Em reunião na última terça-feira (23/8), a Comissão de Orçamento e Finanças da Andifes, presidida pelo reitor da UFG, já havia conseguido com o secretário de Educação Superior, Paulo Barone, o aporte de mais R$ 300 milhões no orçamento para o próximo ano. Na ocasião, Orlando Amaral disse que o valor reduziria o impacto negativo previsto para o próximo ano, mas ainda não era suficiente para atender as necessidades das instituições federais de ensino.

"Apesar dessa recomposição orçamentária para 2017, a Andifes continuará empenhada em trabalhar para a ampliação dos recursos para que as instituições federais possam atender de forma adequada as demandas da comunidade universitária", completou o reitor da UFG.

Reunião - MEC 2
Em reunião, ministro se comprometeu em encaminhar o orçamento para o próximo ano em valor equivalente ao de 2016

Fonte: Ascom / UFG

Categorias: Reitoria última hora orçamento