Fica 2016

Regional Goiás é parceira do Fica 2016

Em 24/08/16 09:10.

Cursos estiveram presentes de maneira variadas durante o evento

Texto e Fotos: Weberson Dias

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) é hoje um dos mais importantes acontecimentos do calendário cinematográfico mundial. A Regional Goiás da Universidade Federal de Goiás é parceira na 18ª edição do FICA 2016, que terminou no último domingo (21/8). Na parceria, a Universidade cedeu o espaço físico da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas (Colégio Santana), para realização de minicursos e oficinas, bem como a quadra para montagem do famoso Cinemão. Oficinas, mini-cursos, livraria, exposição de trabalhos foram algumas das atividades institucionais que integraram a programação oficial, houve ainda a realização de trabalhos paralelos de outras universidades e institutos.

Outra parceria da UFG no Fica foi a presença do curso de Administração, com o minicurso “Brincar de plantar árvore e contar histórias: educação ambiental infantojuvenil no Parque da Carioca”. Quatro estudantes dos 5o e 7períodos do curso realizaram na manhã do dia 19/08, um momento histórico recreativo com 20 crianças do Colégio Estadual Mestre Nhola. Na oportunidade, foi explicado a eles, pelas acadêmicas do curso, a lenda do surgimento da carioca, a importância da fonte e foi realizada a plantação de mudas nativas da região e muitas brincadeiras. O aluno Elton Vaz também participou da ação. “Ficar só na escola estudando é muito cansativo e a gente vem pra cá e se diverte”, disse.

O projeto é uma das atividades da Incubadora Social, coordenada pelo professor Juliano Avelar, que já encontra-se na sua segunda participação no Fica. De acordo com a estudante do 7o. Período de Administração, Magda dos Santos, o projeto tem objetivos nobres. “Nossa intenção é introduzir para as crianças a importância de preservar os bens material e imaterial, destacando a importância da preservação e do resgate histórico da nossa cidade”, observou. Magda lembrou ainda da participação do grupo no ano passado, quando além de contar a lenda da carioca, em outro percurso, o grupo relembrou a história da procissão das almas para um grupo de idosos. “A Incubadora Social é um projeto importante para que possamos interagir com a comunidade”, defendeu.

Fica 2016_01

Crianças participam de atividades coordenada por professor e alunos da UFG

 

Cursos

Outro curso da Regional Goiás que também esteve presente no Fica foi Arquitetura e Urbanismo. Coordenados pelos professores Emiliano Freitas e Karine Oliveira, com a ajuda dos estudantes do 3o período, foram apresentadas duas exposições: “Hábitos Habitáveis” do Grupo de Estudo Corpo-Espaço-Memória, e Exposição de Artes Visuais “Até onde a vista não alcança”, no Palácio Conde dos Arcos.

A expografia Hábitos Habitáveis é composta por dez conjuntos de peças, em E.V.A amarelo, que buscam refletir a Arquitetura a partir das expressões do corpo humano, uma espécie de “Arquitetura para vestir”. Além da expografia, localizada na UAE de Ciências Humanas, também foram elaborados pelo curso móveis de pállets, criando assim, espaços de convivência dentro da universidade, com a perspectiva de extensão para outros espaços e eventos. Na Galeria Veiga Valle, dentro do Palácio Conde dos Arcos, a Exposição de Artes Visuais “Até onde a vista não alcança” é formada por 52 quadros de pinturas e desenhos de paisagens de sonhos e arquiteturas inventadas. As peças, já expostas em Uberlândia (MG), são divididas em três séries: “de fora”, “CADmada” e “--- line”. Segundo o professor Emiliano Freitas, as obras são abertas ao público e estão sendo expostas pela primeira vez na Cidade de Goiás. “Na primeira, o visitante pode experimentar a peça, tendo como suporte seu próprio corpo, participando, assim, ativamente da experiência artística. Já na segunda, a partir de seu repertório, o observador fará leituras individuais do que está sendo exposto”, avisou Freitas.

Além de Administração e Arquitetura, o curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc) também montou um stand com o tema “Educação do Campo em Goiás: aprendizados mútuos nas relações comunidade-escola-universidade”. A ideia é encabeçada pela professora Daniele Beltrão, com ajuda de estudantes do curso. “Estamos valorizando a relação entre a universidade e a sociedade. Aqui demonstramos como as experiências das atividades desenvolvidas no Tempo Comunidade são importantes no contexto da Educação do Campo.

No stand do Ledoc estão expostos horta feita com pállet, quadros com materiais antigos e exposição de banner's de pesquisas desenvolvidos pelo curso. “Há envolvimento e desenvolvimento de todos”, acentuou a professora.

 

Fica 2016_02

O curso de Arquitetura e Urbanismo também participou das atividades

 

Livraria

Devido ao empenho da direção da Regional, a banca móvel da Editora UFG também está exposta com centenas de livros expostos na UAECH, durante o Fica. De acordo com um dos responsáveis pela livraria, Gustavo Silva, o principal objetivo é dar visibilidade aos títulos produzidos pelo Centro Editorial e Gráfico (Cegraf), da UFG. “Além de ser um projeto de extensão, os livros que a UFG produz são feitos com custos mais baixos e vendidos com descontos de 50%, demonstrando, dessa forma, que é possível ler por um preço acessível”, pontuou. Segundo Silva, esta é a segunda vez que a livraria vem para o Fica. A primeira foi em 2013.

Assim como inúmeras outras atividades distribuídas na programação da UAECH, houve também o Cinemão, com filmes produzidos em todo o mundo. No antigo Colégio Santana, o artista Bruno Barbosa também expõe suas obras em madeira. O Museu Cora Coralina, a Igreja do Rosário, a Praça do Coreto e Rua da Cambaúba foram algumas das peças feitas por Barbosa através da Pirografia, técnica milenar que molda desenhos a partir da queima de pedaços de madeira. Além de minicursos, como o do professor Cleomar Rocha (FAV), sobre “Tecnologias do Cinema”.

Em uma oficina, realizada nas salas do antigo Colégio Santana. Letícia Araújo, do 3o período de Direito, selecionada como monitora viu como positiva sua participação. “É uma experiência importante, porque tive contato com várias pessoas e temas e isso soma ao meu conhecimento, além do Direito”, assegurou ela.

Fica 2016_03

O Centro Editorial e Gráfico (Cegraf) teve um stand com obras durante o Fica 2016

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: última hora Regional Goiás