Centro Cultural UFG recebe nova exposição

Sur 30/06/16 10:27.

Com curadoria de Carlos Sena Passos, Diálogos Possíveis 3 reúne obras de diversos artistas

Texto: Camila Godoy

Fotos: Ana Fortunato

O Centro Cultural UFG (CCUFG) recebeu uma nova exposição: Diálogos Possíveis 3 foi aberta ao público nesta quarta-feira (29/6) e recebe visitação até 16 de dezembro. O público poderá conferir as obras das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, com entrada franca. Visitas escolares também serão permitidas. Nesse primeiro dia, a mostra reuniu artistas e comunidade para prestigiar uma das últimas composições elaborada e concebida pelo diretor e curador do acervo do CCUFG, Carlos Sena Passos, que faleceu em maio de 2015.

A exposição é a terceira fase de um projeto elaborado por Carlos Sena e reúne obras de diversos artistas de diferentes gerações, com trabalhos diversificados como pintura, escultura, fotografia, videoinstalação, entre outros. Segundo Divino Sobral, curador assistente de Diálogos Possíveis 3 que acompanhou todo o trabalho de Carlos Sena, a mistura permite ao espectador criar conversações entre os trabalhos expostos.

Exposição "Diálogos Possíveis 3"

Obras estão expostas em três ambientes e oferece a possibilidade para visitante criar seus próprios circuitos

A diretora do CCUFG, Flávia Cruvinel, destacou a importância do momento para a Universidade: “Mesmo com as dificuldades econômicas que a Educação enfrenta, fizemos o compromisso de manter a programação da galeria. Todas as obras aqui expostas são do nosso acervo e demonstra a riqueza de nossos artistas e das técnicas utilizadas por eles. Ela representa o esforço de Carlos Sena e suas contribuições para o Centro Cultural UFG”, afirmou.

O reitor da UFG, Orlando Amaral, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Giselle Ottoni e o diretor da Faculdade de Artes Visuais da UFG, Raimundo Martins, foram algumas das autoridades que prestigiaram o momento. Além disso, diversos amigos de Carlos Sena compareceram na abertura. Maria Lúcia Félix Bufáiçal fez questão de apreciar o trabalho do curador. “Ele era um artista excepcional, rigoroso, meticuloso, criativo e extremamente antenado. Neste primeiro contato com a exposição, percebo que Carlos Sena estava procurando novas formas de expressão”, disse.

Equipe da UFG e Maria Lúcia Félix Bufáiçal prestigiam exposição

Artistas

A artista Rosa Berardo expôs algumas de suas fotografias tiradas em 1985 durante a realização de uma reportagem na tribo do Xingu. "Fico muito feliz em ver essas imagens preservadas. Nesta época fui documentar as mudanças na cultura indígena. Esse trabalho resultou em mais de 15 mil fotografias, que doei para museus”, explicou.

Exposição "Diálogos Possíveis 3"

Fotografias de Rosa Berardo mostra novos itens inseridos na cultura indígena

Luiz Mauro também expôs parte de seu trabalho no CCUFG. Nas quatro imagens apresentadas, ele fala sobre a entrega do artista na preparação da obra e o processo inconsciente envolvido no trabalho. "Estou em outra fase de criação, mas essas obras retratam algo que permanece: nossa rotina no ateliê", afirmou.

O estudante Douglas Ferreira visitou a exposição e aprovou a escolha dos artistas: "Cada um, com suas peculiaridades, consegue conversar conosco. Andando pela galeria vejo a progressão no tempo e releituras de momentos marcantes para eles". O arquiteto Fabrício Fiaccadori também prestigiou os trabalhos e destacou o uso de diferentes suportes para uma reflexão contemporânea da arte.

Exposição "Diálogos Possíveis 3"

Obras expostas utilizaram diversos suportes

Source: Ascom UFG

Catégories: Última Hora Exposição Artes Centro Cultural UFG